Fechar busca

Digite o nome do produto

Digite o nome do produto e toque em Ir ou selecione um produto da lista.
R$ 0,00

Meu Carrinho

Indique amigos e ganhe R$ 40,00

Alimentos que diminuem a ansiedade: saiba como a dieta afeta seu humor

 

Você sabia que existem alimentos que diminuem a ansiedade? Alguns ingredientes que usamos no dia a dia possuem propriedades que ajudam na manutenção do humor. Os nutrientes presentes em cada um reagem com os componentes de nosso organismo, principalmente do cérebro, e aliviam os sintomas desse transtorno.

Uma alimentação saudável é benéfica não só para o corpo, mas também para a mente. Continue lendo o post da Panelinha Fit e descubra quais itens de sua geladeira podem ajudar a melhorar os efeitos da ansiedade! Leia também o post com Dicas para manter uma rotina alimentar saudável!

 

Afinal, o que é ansiedade?

 

Antes de explicarmos sobre os ingredientes de nossa lista, é importante entendermos com clareza o que é essa condição. Destacamos que não somos especialistas no assunto, mas de fato os transtornos de ansiedade são conhecidos pelo senso comum, afinal é uma doença psicológica que afeta milhares de pessoas. Pode afetar severamente a qualidade de vida, as relações interpessoais e o organismo de quem os possui.

 

Os sintomas físicos mais comuns são arritmia cardíaca, tensão muscular, sudorese, tremores, dor de cabeça, insônia, entre outros. Já a mente tem outras consequências: o transtorno faz com que se sinta constantemente ameaçado, impedindo o paciente de relaxar e causando extrema inquietação. A sensação de que tudo dará errado também gera um estresse alto, prejudicando ainda mais a rotina de quem tem esse problema.

 

E não pense que os transtornos de ansiedade são como aquele sentimento comum a qualquer outro humano. Eles não se parecem em nada com aquela animação e vontade de que um evento chegue ou a espera pelo seu delivery de comida favorito. É uma condição que realmente prejudica o corpo e a mente de alguém. Existem graus diferentes desse problema, mas todos são igualmente reais e merecem atenção.

 

Nossas dicas de hoje são formas de ajudar alguém com transtorno de ansiedade em seu dia a dia, não uma solução definitiva. É de extrema importância lembrar que um especialista deve ser procurado, assim que perceber sintomas que indiquem essa doença. A ajuda de um psicólogo é essencial para um tratamento correto dessa condição!

 

10 alimentos que diminuem a ansiedade

 

Conheça os ingredientes que podem te ajudar a controlar os sintomas no dia a dia!

Mas antes, guarde esse artigo para ler depois: Dicas de saúde para você cuidar do seu bem-estar com mais carinho!

 

1. Chá verde

 

Essa bebida diurética e muito popular entre os amantes de chá, também pode ser uma aliada quando os efeitos físicos da ansiedade aparecem. Por ser rico no aminoácido Teanina, o Chá Verde tem propriedades calmantes e ajuda no controle do humor. A produção dos chamados "hormônios da felicidade", a Dopamina e Serotonina, é aumentada também por conta dos compostos que estão nessa infusão.

 

2. Chocolate

Barra de chocolate em um pote

Um dos alimentos favoritos de quem está estressado é o chocolate e existem reais motivos para optarmos por esse doce em momentos de agitação mental. Possui altas doses do aminoácido Feniletilamina, popularmente chamado de hormônio da paixão, que induz a produção de Dopamina. Isso faz com que o humor seja regulado mais facilmente, diminuindo sintomas de ansiedade e a inquietação de quem tem essa condição.

 

Para não ter problemas com a taxa de açúcar (que pode reduzir o efeito benéfico contra a ansiedade), o melhor é optar pelas versões com uma porcentagem alta de cacau. Você pode incluir sobremesas saudáveis com esse ingrediente em sua dieta, elas são uma delícia!

 

3. Maracujá

 

suco de maracujá é uma opção comum para quando queremos relaxar. Esse conhecimento popular está mais que certo, pois, a fruta é rica em Flavonoides e Alcaloides. Equilíbrio de humor, diminuição da tensão muscular, regulagem da pressão arterial são apenas alguns dos efeitos que esses componentes produzem em nosso corpo.

 

4. Iogurte e outros laticínios

Iogurte com frutas

 

Os produtos derivados do leite têm uma alta taxa de Cálcio em sua composição. Além de ajudar na fortificação óssea, esse nutriente – juntamente com o Magnésio – diminui a pressão e inibe o sintoma de taquicardia que aparece quando a ansiedade aumenta.

 

O iogurte natural, assim como outros alimentos fermentados, possui uma variedade de bactérias benéficas para nosso corpo. Elas melhoram a função cerebral e tem caráter anti-inflamatório, o que reduz o estresse causado pelo transtorno.

 

5. Semente de abóbora

 

As sementes de abóbora podem ser usadas em diversas receitas saudáveis. Com altos níveis de Potássio e Zinco, elas são um dos alimentos que diminuem a ansiedade. Seus efeitos são o controle do humor, da pressão arterial e a redução da sensação de ansiedade generalizada.

 

Vale lembrar que essa não é uma cura, apenas uma forma de controlar os sintomas e agitação em momentos do dia a dia. Apesar de o consumo ser excelente para o corpo, o tratamento ainda é o que há de mais eficaz controlar esse transtorno.

 

6. Ovos

Ovos em peneira

Os ovos possuem altas doses de Triptofano, um aminoácido essencial para a produção da Serotonina. Ter esse ingrediente em sua dieta ajudará na regulagem do humor e aumento da qualidade do sono – fator muito prejudicado pela ansiedade. A gema também é rica em Vitamina D que melhora concentração e o comportamento, dois dos maiores desafios de pessoas com esse problema.

 

7. Castanha e outras oleaginosas

 

A Castanha-do-Pará, as amêndoas e o amendoim são alguns dos exemplos de oleaginosas. Esse grupo de alimentos tem Vitaminas do Complexo B, Magnésio e Triptofano como alguns dos seus principais componentes. O consumo gera uma redução do estresse, evita os principais sintomas do transtorno de ansiedade e da depressão.

 

8. Banana

Imagem de bananas

 

Essa fruta tão consumida em nosso país tem propriedades que ajudam pessoas ansiosas. Rica em Vitamina B6, Potássio e Magnésio, ela estimula a produção de Serotonina. Como consequência, ocorre uma melhora no humor, a pressão arterial fica equilibrada e diminui a taquicardia. Todos esses efeitos sendo controlados, podem evitar uma crise mais intensa.

 

9. Frutas cítricas

 

As frutas cítricas como laranja, limão, kiwi, abacaxi e acerola são ótimas opções para sucos. Elas possuem altas taxas de Flavonoides e Vitamina C, dois componentes importantes para combater a ansiedade. Diminuem a irritabilidade, a inquietação, regulam os hormônios e controlam a fadiga causada por esse problema.

 

10. Peixes com alto percentual de gordura

 

A fonte mais conhecida de Ômega 3, os peixes como Sardinha, Cavala e Salmão podem ajudar em momentos de ansiedade. Esses ingredientes também são ricos em Triptofano, o que melhora a saúde mental e a produção de hormônios como a Serotonina. A concentração também é beneficiada pelo consumo, assim como o sono. Por isso é importante adicioná-los a seu cardápio.

 

Existem alimentos que aumentam a ansiedade?

Assim como existem alimentos e bebidas que ajudam a controlar os sintomas de ansiedade, também há aqueles que fazem efeito contrário. Alguns deixam nossa mente ainda mais agitada, piorando a sensação de estar a beira de um colapso e potencializando as consequências físicas do transtorno. Para se precaver, veja algumas opções que estimulam negativamente nosso corpo se consumidos em excesso:

  • açúcar;
  • cafeína;
  • bebidas alcoólicas;
  • gorduras ruins;
  • alimentos feitos com farinha branca.

Isso não quer dizer que você nunca deva consumir esses ingredientes. A recomendação é incluí-los em sua dieta de forma moderada, evitando-os sempre que puder!

Já conhecia os alimentos que diminuem a ansiedade? O blog da Panelinha Fit tem muitos conteúdos para te ensinar como a alimentação saudável pode ser benéfica para sua mente e para o corpo. Fique atento para não perder nenhuma dica, nos vemos na próxima!