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Blog Panelinha Fit

Pratos vegetarianos são mais nutritivos? Uma dieta só com vegetais é incompleta? Muitas perguntas surgem quando o assunto é o vegetarianismo.

 

No Brasil, uma pesquisa do Ibope realizada em 2018 apontou que o número de adeptos ao vegetarianismo cresceu, chegando a 30 milhões de pessoas (14,3% da população). Já nas regiões metropolitanas esse índice é um pouco maior que a média nacional, chegando a 16%. Por isso, receitas de pratos vegetarianos estão cada vez mais em alta. 

 

Apesar do salto no número de adeptos a esse formato de dieta, ainda existem alguns enganos a seu respeito, principalmente no que se refere à possibilidade de manter a saúde em dia excluindo totalmente um grupo de alimentos. Mas a verdade é que essa dieta pode, sim, ser saudável e balanceada, desde que os pratos vegetarianos consumidos sejam equilibrados. 

 

Os mitos do vegetarianismo


- Vegetarianos não consomem proteínas


Um dos principais mitos em torno do vegetarianismo é o baixo consumo de proteínas. Isso acontece porque, historicamente, as pessoas tendem a identificar apenas as carnes como fonte de proteína. No entanto, muitos pratos vegetarianos também dispõem desses nutrientes, sobretudo aqueles compostos por quinoa, cogumelos, feijão, grão-de-bico, lentilha ou soja.


Além disso, oleaginosas como nozes e amêndoas também auxiliam a população vegetariana no consumo de proteínas.


- Idosos vegetarianos têm mais perda muscular


Outra afirmação sem base científica diz respeito à perda muscular em idosos adeptos do vegetarianismo, que também se trata de um mito. 


Embora a população idosa tenha uma perda natural de proteínas, além do consumo de pratos vegetarianos balanceados, a prática de atividade física ajuda a manter a massa muscular adequada à idade.


- Adeptos do vegetarianismo não engordam


Mais uma teoria infundada é a de que pessoas que optaram pelo vegetarianismo não engordam, pois só comem salada. É importante lembrar que, independente da dieta seguida pela pessoa, o que determina o ganho de peso relacionado à alimentação é o equilíbrio na escolha dos alimentos. 


Isso sem falar no grande equívoco de associar o vegetarianismo ao restrito consumo de salada, já que existem muitos pratos vegetarianos que estão totalmente longe desse formato.

 

É vegetariano ou conhece alguém que segue essa dieta?

 

Separamos três exemplos de pratos vegetarianos saborosos e nutritivos para o cardápio da semana ou mesmo para aquela reunião mista de amigos que comem e não comem carne.

 

Strogonoff de shimeji

 

Ingredientes:

  • Shimeji
  • Palmito pupunha in natura
  • Creme de leite sem lactose
  • Leite sem lactose
  • Molho de tomate natural
  • Cebola
  • Alho
  • Azeite extra virgem
  • Sal

 

 

Bolinho de arroz com mussarela


Ingredientes:

  • Arroz 7 grãos
  • Tomate
  • Mussarela sem lactose
  • Semente de linhaça dourada
  • Farinha de linhaça dourada
  • Páprica 
  • Salsa
  • Cebola
  • Alho
  • Azeite extra virgem
  • Sal

 

Hambúrguer de grão-de-bico 


Ingredientes:

  • Grão de bico
  • Espinafre
  • Caldo de legumes
  • Farinha de grão-de-bico
  • Semente de linhaça dourada
  • Cominho
  • Azeite de oliva
  • Limão
  • Sal
  • Páprica

 

A Panelinha Fit


Na Panelinha Fit, temos opções variadas para os diferentes tipos de dietas. As receitas acima estão inclusas no nosso cardápio, que também possui outros pratos vegetarianos.
Todas as refeições são elaboradas por nutricionistas, o que garante o equilíbrio na ingestão de nutrientes. Além disso, os pratos congelados vêm prontos para o consumo, facilitando o dia a dia e otimizando seu tempo.