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Quando montamos uma rotina alimentar saudável, não podemos deixar de incluir os alimentos ricos em água entre nossas opções de lanche ou refeição. Além de deliciosos, eles contribuem para o bom funcionamento de nosso organismo, melhorando nossa saúde e auxiliando a manter as taxas de nutrientes ingeridos.

A Panelinha Fit preparou uma lista com os melhores alimentos para te ajudar a se manter hidratado. Ainda falaremos como inserir cada um deles em seu cardápio de forma variada e saborosa. Mas antes, vamos ver sobre a importância da água em nosso organismo. Continue a leitura!

Depois não deixe de conferir também nosso post "Alimentos ricos em zinco: qual a importância deles".

 

Por que é importante consumir alimentos ricos em água?

 

O consumo de água é essencial para uma pessoa saudável, e o recomendado por médicos é consumir, no mínimo, 2L diariamente. A chamada "fonte da vida" é um dos fatores indispensáveis para a sobrevivência humana e causa uma série de consequências em nosso corpo. No entanto, não pense que a única forma de ingerir essa substância é na sua forma pura: os alimentos altamente hidratados também ajudam o organismo.

Conheça o que incluir esses ingredientes em sua dieta pode gerar:

  • bom funcionamento renal;
  • aumento da imunidade;
  • melhoria no transporte de macro e micro nutrientes;
  • reduz câimbras;
  • evita constipação;
  • diminui o ressecamento da pele;
  • ajuda a regular a temperatura corporal;
  • controle de pressão.

Com esse tanto de benefícios, não dá para deixar de ingerir esses alimentos, não é mesmo? Por isso confira nossa lista para saber os ingredientes com as maiores quantidades dessa substância!

 

10 opções de alimentos ricos em água para começar a consumir

 

Entre as opções que trouxemos nesse texto incluímos frutas, verduras e legumes para que você também possa inserir esses alimentos em todas as refeições do dia. Esse costume, aliado ao consumo recorrente de água in natura fará com que seu corpo esteja hidratado o tempo todo, gerando uma melhora em todo seu organismo.

 

1. Melancia

 

Não poderíamos começar com outra opção além da melancia. Essa fruta tipicamente brasileira possui mais de 90% de sua composição feita por água e é uma rica fonte de nutrientes. Sua ingestão irá aumentar o nível de vitaminas A, B, C, além de minerais como cálcio, fósforo e ferro no seu organismo.

Ela é um ótima pedida para lanches entre refeições. Pode ser batida com o iogurte natural, colocada em uma salada de frutas ou consumida pura (e bem gelada!). Seus dias vão ficar mais saudáveis, hidratados e refrescantes com essas opções.

 

Imagem de um abacaxi

 

2. Abacaxi

 

O Abacaxi é uma fruta já conhecida por seus benefícios para a saúde pois é fonte de vitaminas do complexo B, A e C. Ela também possui potássio e magnésio, além de ter mais de 80% de sua formação composta por água. Ajuda na digestão, melhora a imunidade e contribui para o emagrecimento.

Pode ser consumido em sucos, saladas de fruta, smoothies e bolos. Pode acompanhar também saladas, churrascos e estar presente nas principais refeições do dia. Opção é o que não falta para consumi-lo!

 

3. Cenoura

 

Baixa calorias, muita água e alta taxas de nutrientes diversos. A cenoura é um vegetal versátil, que oferece muitos benefícios a quem consome. Seu nível de vitaminas A, B, C, K, e de magnésio a fazem ter ação anti-inflamatória. Além disso, ela age positivamente nas taxas de colesterol do corpo.

Há como consumir esse ingrediente cru, cozido, ralada em salada, fatiada ou como lanchinhos. Ela pode também estar incorporada em cozidos, sopas e muitas outras receitas deliciosas.

 

4. Pepino

 

Uma rica fonte de vitamina C e potássio que ajuda a imunidade do organismo. O pepino também possui muitas fibras e cerca de 95% de sua composição é água. Ele é um excelente regulador do intestino e ainda tem benefícios para a pele, sendo usado em máscaras, cremes e outros produtos. É possível consumi-lo em uma variedade de saladas ou até mesmo sozinho.

Conheça 5 tipos de alimentos ricos em fibras e suas vantagens!

 

Imagem de vários morangos

 

5. Morango

 

Esse fruto é um excelente protetor para células por conta de suas taxas de Ácido Elágico, sendo assim, ajuda na prevenção do câncer. Os morangos também possuem uma substância que contribui para a memória, a Fistetina. Além disso, eles são ricos em magnésio e potássio.

Uma excelente opção é incluir o morango acompanhando seu café da manhã, misturado com iogurte natural ou em cereais. Existem também saladas com essa fruta que ficam mais cítricas e saborosas, além de poder ser consumido in natura ou em sobremesas fit.

 

6. Tomate

 

Os tomates são outro dos alimentos ricos em água que precisávamos citar. Eles possuem mais de 90% de sua composição feita da substância e é rico em vitaminas A e C. Entre os nutrientes que possui, também estão o fósforo e o potássio, importantes para o sistema nervoso central. Pode ser consumido nos mais diversos tipos de salada, cozido, em forma de suco e muito mais.

 

Imagem com repolho e tomate

 

7. Repolho

 

Não importa se é o roxo ou não, o repolho possui vitaminas K e C, contribui com a regulagem da pressão arterial e ajuda a boa digestão. Além disso, possui ação anti-inflamatória e reduz o nível de colesterol. A recomendação é consumi-lo cru, variando entre saladas com outros vegetais, ou somente ele temperado da forma que preferir.

 

8. Pêssego

 

A expressão "pele de pêssego" não é a toa, essa fruta além de ter uma textura aveludada, possui altas doses de vitamina A que ajudam o aspecto da cútis. Essa característica somada aos mais de 80% de água que possui, o fazem ser uma excelente opção de alimento hidratante. Pode ser consumido in natural, em sucos, saladas de fruta ou como sorvete fitness.

Veja também nossa lista com outros alimentos bons para a pele!

 

9. Espinafre

 

Fonte de cálcio, vitamina A e potássio, o espinafre é um potente aliado para que sofre com anemia ou diabetes. Esse vegetal de folhas verde-escuras tem ação antioxidante, previne doenças cardiovasculares e fortalece os ossos. É possível consumi-lo cru ou refogado, e até mesmo em sucos para quem gosta de opções mais desintoxicantes.

 

10. Framboesa

 

Essa fruta pode não ser tão popular em nosso país, no entanto a framboesa é muito nutritiva e benéfica, além de ser saborosa. Ela possui propriedades que amenizam as oscilações hormonais que causam as cólicas e a TPM. Ela é antioxidante, diminui a glicemia no sangue, reduz as dores relacionadas a artrite.

 

Imagem de framboesa

 

As framboesas podem ser consumidas em smoothies e sucos, oferecendo refresco em dias tão quentes. Para quem gosta de frutas vermelhas, dá para unir essa com morangos, acerolas, morango e mais. Também existe a possibilidade de ingerir in natura ou em doces saudáveis.

 

Agora que conhece os alimentos ricos em água e como pode usá-los em suas refeições, está na hora de colocar em prática o que aprendeu. Comece a aumentar a quantidade diária desses ingredientes em sua alimentação e não se esqueça de sempre tomar a quantidade mínima de água para se manter hidratado. O blog da Panelinha Fit possui os melhores conteúdos sobre alimentação saudável, acesse para não perder nenhuma dica!