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Os alimentos ricos em fibra conseguem trazer uma série de benefícios para nosso organismo, colaborando para que não haja nenhum prejuízo para nossa saúde. Apesar de muitas pessoas acharem difícil em saber, exatamente quais são com fibra.

Foi pensando nisso que reunimos os alimentos com essa particularidade nesta publicação. Mais do que isso, neste post, também buscamos mostrar quais os benefícios e importância dessa categoria de alimentos para nossa saúde em dia.

Caso você queira saber mais sobre saúde alimentar, não deixe de conferir também nosso post com dicas úteis para manter uma rotina com cardápio saudável .

 

O que são fibras como alimentos?

 

As fibras alimentares são uma categoria de alimentos apresenta, principalmente, em leguminosas , frutas e grãos. Todos os alimentos comuns como alguns alimentos comuns e possuem a característica de chegar ao grosso sem alterações. Durante seu processo nutricional de digestão, elas não atribuem nenhum valor ao nosso organismo, mas isso não significa que sejam dispensáveis, muito pelo contrário.

 

Grão de bico em recipiente redondo.

 

Por chegar ao intestino, contribuirem diretamente para o intestino que a boa e regulado do que acontecerá. Outra vantagem é a consistência correta das coisas.

Mas as vantagens não param por aí: a seguir, fale mais sobre a importância da dieta com fibras. Confira!

 

Qual importância dos alimentos ricos em fibra para nossa saúde?

 

Uma dieta rica em fibras é capaz de proporcionar diversos benefícios para nossa saúde, tornando sua ingestão importantíssima. Olha só a lista:

  1. melhoria na regulação do intestino e consistência das texturas;
  2. torna a sensação de saciedade mais evidente – com a perda de peso
  3. ajudar a eliminar resíduos alimentares do organismo;
  4. na lista de risco de risco de colesterol – ativamente no controle;
  5. aumenta a capacidade de absorção de água;
  6. facilitam o processo de constipação;
  7. alimentam as “bactérias boas” apresenta no nosso organismo que previnem células cancerígenas;
  8. colaboram diretamente com a manutenção de microrganismos no trato gastrointestinal;
  9. ajuda na prevenção de doenças do coração;
  10. facilitam na concessão de açúcar em excesso no intestino.

Com esses princípios, nossa maior compreensão sobre seu valor rotina. Para te ajudar, separamos, também, os dois tipos de fibras existentes.

 

Quais os tipos de fibras que existem?

 

Os subtipos de fibras de divisão em dois, sendo eles:

  • fibras solúveis : coisas que mantêm mais tempo no organismo, ou “macias por serem mais “moles”. Após ingeridas, elas se modificam e atribuem ou aspecto do gel, colaborando ativamente ou processo de saciedade e eliminação de resíduos alimentares do intestino. Dessa forma, a prevenção do nível alto de colesterol e a glicemia são atribuídas a essa categoria de fibras. Exemplo de fibras solúveis : cevada, aveia, soja, linhaça, laranja e batata-doce.
  • fibras insolúveis : estas são mais firmes e, assim, aguas aguas de água mais tempo no nosso. Isso faz com que nosso intestino esteja sempre regulado e os excrementos com a textura correta. Exemplo de fibras inúveis: amendoim, pêssego, amêndoas, nozes, abacate, pera, maçã e banana.

 

Quais são os alimentos ricos em fibra?

 

Agora que você sabe a importância de uma dieta com alimentação rica em fibras, é o momento de ambas as barras onde você pode encontrar categorias de fibras. Antes de mais nada, também devemos destacar que fibras brancas podem ser evitadas ou ingeridas com moderação: é o caso dos cereais refinados , ou seja farinha de trigo branca, arroz, maisena e por aí vai.

Apesar de possuir, esses alimentos são pobres em valor, podendo ser substituídos por alimentos nutritivos e nutritivos:

 

1. Leguminosas

 

Neste caso, podemos mencionar:

  • lentilha;
  • feijão-preto;
  • grão-de-bico;
  • farinha de soja;
  • feijão-carioca;
  • feijão-verde;
  • ervilha;
  • e soja em grão.

 

2. Vegetais e hortaliças

  • Farinha de mandioca;
  • cenouras;
  • brócolis;
  • batata-doce;
  • abóbora crua e cozida;
  • alface;
  • pimentão verde;
  • couve;
  • salsa;
  • cebolinha;
  • abobrinha;
  • aipo;
  • acelga;
  • rúcula;
  • escarola;
  • aspargos;
  • couve-flor;
  • erva-doce;
  • quiabo;
  • vagem;
  • tomate cru;
  • repolho;
  • cebola;
  • espinafre;
  • pepino;
  • milho verde;
  • rabanete;
  • repolho;
  • e agrião.

 

3. Frutas

  • Abacate;
  • caqui;
  • laranja;
  • maçã;
  • ameixa;
  • banana;
  • goiabá;
  • abacaxi;
  • amor;
  • caju;
  • cereja;
  • damasco;
  • kiwi;
  • figo;
  • mamão;
  • melão;
  • melancia;
  • morango;
  • tangerina;
  • mangá;
  • nectarina;
  • maracujá;
  • uva;
  • uva-passa;
  • pêssego;
  • pera;
  • e coco.

 

Dica: no caso de frutas como maçã, pera e pêssego, é importante que você coma com a casca , já que é onde as fibras estão em maior concentração. Ah! E quando você para comer uma banana, nada de tirar seu floema , aqueles pequenos fios que cobrem a fruta, como as fibras também estão em grande quantidade lá.

 

Tigela com vários tipos de frutas e castanhas.

 

4. Grãos e cereais

  • Milho;
  • trigo;
  • farelo de trigo;
  • arroz integral;
  • cevada;
  • aveia;
  • linhaça;
  • e farinha de centeio.

 

5. Sementes

  • Amêndoas;
  • linhaças;
  • castanha de caju;
  • semente de gergelim;
  • amendoim;
  • castanha do Pará.

 

Insira os alimentos com fibra na sua alimentação não é uma tarefa difícil, dado que você tem uma ampla a seu favor. Uma dieta com fibras é importante para você conseguir ir ao banheiro de forma regular, prevenir doenças cardiovasculares e demais benefícios que listamos aqui.

 

Destinatários em cima de mesas com diversos tipos de semente.

 

Quer mais dicas de saúde? Não deixe de conferir também nosso post com orientações para melhorar seu bem-estar, saúde física e mental .