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Blog Panelinha Fit

A água representa de 45 a 75% de nosso peso. O líquido é essencial em diversas funções do nosso organismo, como o transporte de nutrientes, a regulação da temperatura e a digestão. Como perdemos água naturalmente na transpiração e urina, precisamos ingerir a quantidade necessária para sua reposição. O ideal é que um homem adulto beba 3,7 litros de água por dia, enquanto as mulheres devem ingerir 2,7 litros. Além de suas funções essenciais, a água ajuda a emagrecer e a manter o peso.

 

 

Em nosso corpo, a água pode ser encontrada dentro e fora das células. O organismo produz no máximo 350 ml de água por dia, por meio do metabolismo, porém essa quantidade é muito menor do que a necessária. Por isso, ingerir água é fundamental para a manutenção da saúde. O consumo pode ser feito bebendo água e outros líquidos ou comendo, uma vez que o corpo também absorve a água contida nos alimentos.

 

A água ajuda a emagrecer, mas para isso acontecer é preciso associar a ingestão indicada com boa alimentação e a prática de exercícios físicos. Se você beber a quantidade necessária e tiver hábitos saudáveis, estará no caminho certo.

 

Como a água ajuda a emagrecer e a manter o peso?

 

Água gelada

 

Beber água gelada auxilia a emagrecer em decorrência da termogênese. Isso é, como ela entra no organismo com uma temperatura muito inferior a ele, o organismo precisa trabalhar para deixar o corpo aquecido. Devido a esse aumento do consumo de energia, o organismo acaba queimando calorias.

 

Substituição a outras bebidas

 

Ao ingerir água na frequência correta, você dificilmente sentirá vontade de beber refrigerantes ou sucos industrializados, que costumam conter muitas calorias e trazer outros malefícios para a saúde em decorrência da quantidade de açúcares que apresentam. 

 

 

Importante na digestão

 

Beber água durante as refeições ajuda na digestão – desde que não se exagere na quantidade, 150 ml costuma ser o suficiente. Para realizar todo o processo digestivo, desde a boca até o intestino delgado, o corpo utiliza cerca de 10 litros de água. Porém, no intestino grosso parte dela é reabsorvida e outra pequena porção é usada para auxiliar no deslizamento do bolo fecal. 

 

Sensação de saciedade

 

De acordo com um estudo da Universidade de Virgínia, nos Estados Unidos, beber água ajuda a emagrecer por promover sensação de saciedade ao corpo. Isso porque os hormônios leptina e PYY, relacionados ao controle de saciedade, são liberados pelo estômago após a ingestão do líquido. A pesquisa sugere o consumo de dois copos de água antes de cada refeição. 

A distensão do estômago que ocorre em razão da ingestão de água também acaba colaborando para a sensação de que a barriga está cheia, fazendo com que a pessoa coma menos durante as refeições. 

 

Sede ou fome? 

 

Muitas vezes, as pessoas acabam confundindo sede com fome. Por isso, comem alimentos calóricos fora dos horários das refeições. Nesses momentos, os nutricionistas sugerem beber um copo de água e esperar 10 minutos. Normalmente a vontade de comer passa depois desse tempo.


Água com limão

 

Muito tem se falado na ingestão de água com limão para a perda de peso. A bebida ajuda a emagrecer por desintoxicar o organismo, aumentar a sensação de saciedade e reduzir o inchaço. Por limpar o paladar, ela também auxiliar a diminuir a vontade de comer doces. 

 

Como lembrar de beber água? 

 

Na correria do dia a dia, é comum bebermos menos água do que o necessário. Porém, algumas medidas podem ajudar a criarmos o hábito de ingerir o líquido mais frequentemente. Uma delas é ter sempre uma garrafinha perto durante o expediente e enchê-la constantemente – a ideia é nunca deixá-la ficar vazia. Com o recipiente perto, será difícil esquecer de beber água ao longo do dia. 

 

Outra sugestão é baixar um aplicativo que auxilia a lembrar de tomar água. Existem diversas opções, e eles despertam em determinados intervalos de tempo para lembrá-lo de se hidratar. 

É importante ter em mente que você não deve esperar sentir sede para beber água. Quando chegamos a este ponto, é sinal de que os níveis do líquido no corpo já não são suficientes para repor os líquidos utilizados ou eliminados. A sede é um sinal de que os órgãos estão precisando de água para manter o seu funcionamento. 

 

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