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Imagem do post escrito "Desvendando a carne vermelha mitos e verdades sobre ela"

 

A carne vermelha pode sim engordar alguém, mas tudo depende da escolha e de quantidades. Assim como outros alimentos, ela deve ser ingerida em quantidades controladas para que seja benéfica para o nosso organismo. Se optar pelas peças que possuem maior percentual de gordura, o aumento de peso acaba sendo inevitável.

 

Mas calma, não precisa tornar esse ingrediente tão popular e saboroso em um vilão da alimentação saudável!

 

Existem as carnes vermelhas com poucas calorias e que, por serem menos gordurosas, podem ser consumidas ser medo, mas com moderação. São algumas delas:

 

  • Coxão mole;
  • Coxão duro;
  • Maminha;
  • Patinho;
  • Filé Mignon.

 

Esses cortes podem estar presentes em sua dieta, sendo consumidos de duas a três vezes por semana, pois são uma alta fonte de ferro e proteínas. Existem muitos boatos sobre os benefícios ou prejuízos sobre a ingestão da carne de origem bovina e, para não te deixar cair em fake news, preparamos uma lista falando quais as verdades sobre o tema!

 

Desvendando a carne vermelha: mitos e verdades sobre ela

Uma pergunta muito frequente é se faz mal ingerir carne vermelha e, a partir dessa questão, criaram-se vários mitos que se popularizaram e causaram ainda mais dúvidas nas pessoas. Com o avanço do campo da nutrição, muito do que era dito como verdade absoluta, acabou se mostrando apenas um engano. Separamos algumas dessas afirmações para explicar o que está correto ou não!

 

1. Comer carne vermelha a noite faz mal

Mito. Como já foi dito, tudo é questão de controlar as quantidades. As carnes vermelhas, assim como os carboidratos e outros alimentos, demoram um pouco a mais para serem completamente digeridas. Se comer muito de qualquer um desses alimentos perto do horário de ir dormir, é possível que fique com uma sensação de estômago pesado, mas não existe nenhum malefício real além disso.

 

2. A carne vermelha não é essencial para nossa alimentação

Verdade! É possível ter uma alimentação saudável sem incluir esses alimentos em sua dieta. Isso mostra também que existem sim dietas vegetarianas ou veganas que não têm problemas com falta de nutrientes. Por ser uma rica fonte de proteína e ferro, é claro que a carne faz falta para o organismo, mas esse déficit pode ser suprido de outras formas.

 

3. Quem está de dieta não pode comer carne vermelha

Mito. Os cortes com pouca gordura podem sim ser incluídos na dieta, mesmo se seu objetivo for o emagrecimento. Muitos profissionais não abrem mão de indicar a ingestão desses alimentos por conta de seus nutrientes. O consumo controlado pode até mesmo potencializar os resultados da musculação, pois a proteína é um dos itens que potencializam o ganho de massa muscular.

 

4. Comer carne vermelha todo dia faz mal

Verdade. Além do alto percentual calórico e de gordura da maior parte das carnes vermelhas, elas possuem também ação inflamatória em nosso organismo. As carnes possuem uma substância chamada ácido araquidônico, um agente que potencializa as inflamações no processo digestivo, o que prejudica o processo de emagrecimento. Outra consequência disso é o aumento da acidez do sangue.

 

5. Não existe substituto para carnes vermelha

Mito. Apesar de ter nutrientes que são ótimos para nosso corpo, as carnes bovinas não são a única fonte de proteínas e ferro. Se você quer diminuir ou retirar completamente esse item da sua lista de compras, consulte um nutricionista para que, juntos, possam traçar um novo cardápio com uma maior ingestão de ovos, laticínios, grão de bico e lentilha, por exemplo.

 

Para entender o que precisa estar presente em seu prato no dia a dia, veja essas dicas essenciais para uma alimentação equilibrada.

 

6. Carne vermelha não é a mais saudável

Verdade. Muitas pessoas que buscam uma alimentação mais equilibrada param completamente de ingerir esses alimentos. É correto afirmar que nem mesmo os cortes mais magros de bovinos, suínos e outras carnes vermelhas, conseguem ser mais saudáveis que opções originárias de outros animais.

 

Mas então, qual seria a carne mais recomendada para quem está de dieta? A Panelinha Fit te conta!

 

Carne bovina cortada em cubos

 

Qual o tipo de carne mais saudável para minha dieta?

As carnes brancas são as que menos têm gordura e caloria – dois itens que a maior parte das pessoas que estão em dieta buscam evitar –, por isso, podem ser classificadas com as opções mais saudáveis. Esse grupo de alimentos inclui as que são provindas de frangos, outros tipos de aves e peixes. Intercalar opções de carnes vermelhas e uma rica mistura de vegetais é a melhor saída para variar um pouco no cardápio.

 

Na Panelinha Fit você encontra todas essas opções em porções individuais super práticas. Em nosso blog você pode encontrar muitas dicas sobre alimentação saudável, recomendamos a leitura do post Os melhores tipos de peixe para comer no dia a dia e seus benefícios para saber como adicionar esse ingrediente em seu cardápio!