Você provavelmente já ouviu falar sobre comida fit, certo? Popularmente, a palavra "fitness" é associada àquelas pessoas malhadas, com uma alimentação super regrada e dietas com foco em proporcionar um corpo bonito. Não que isso não seja verdade, mas o conceito vai muito além disso.
Sabemos que ainda há muitas dúvidas sobre o que é comida fit e a importância de uma alimentação regrada. Pensando nisso, selecionamos nesta publicação, todas as informações necessárias para você mudar sua alimentação hoje mesmo. Complete seu conhecimento sobre o assunto no nosso post: "Alimentação saudável: saiba como começar!"
Além disso, aqui, você terá acesso a receitas deliciosas, fáceis e práticas para fazer. Vamos lá!
O que é comida fit?
A diferença da comida fitness para as demais é que, o cardápio com essa característica, é composto principalmente por ingredientes que potencializam o desempenho do seu corpo durante as atividades cotidianas e, principalmente, na hora praticar exercícios físicos.
Com um exemplo prático, um cardápio fitness compõe alimentos antioxidantes, bastante proteína e carboidratos de baixo índice glicêmico, como a batata-doce. Entenda mais sobre carboidratos com nossa publicação sobre a diferença entre carboidratos simples e complexos. Não deixe de conferir!
Para quem procura ter uma vida com alimentação saudável, um bom condicionamento físico, um corpo malhado e saúde em geral, com certeza irá encontrar na comida fit uma forte aliada.
Entendendo mais sobre a nomenclatura, "fitness" tem origem na língua inglesa e seu significado é “estar em boa forma física”. Portanto, seria a capacidade do indivíduo de realizar tarefas do dia a dia com muita disposição, ou seja, sem se sentir cansado.
Nesse sentido, ser “fitness” vai muito além de questões estéticas. Ser fitness é ter um estilo de vida que potencializa a capacidade do nosso organismo para realização de atividades de alto impacto. Dessa maneira, o corpo funciona em toda sua plenitude, sendo a alimentação “fit” o principal pilar dessa maneira de viver.
A importância de uma alimentação regrada
Para se ter uma alimentação fitness de verdade é preciso que a refeição seja elaborada de forma estratégica. Isso significa que os ingredientes precisam ser selecionados pensando em proporcionar mais energia, saúde e, quem sabe, o famoso corpo sarado, mas lembre-se que este não é um foco aqui.
Dentre todas as vantagens de uma alimentação saudável e regrada, podemos mencionais as principais como:
- ajuda no sistema imunológico e digestivo;
- redução da sensação de cansaço durante o dia;
- melhora no humor e memória;
- reduz o estresse;
- previne diversas doenças e envelhecimento precoce;
- melhora a qualidade e tempo do sono;
- proporciona mais disposição e energia.
Como ter uma alimentação saudável em um rotina corrida
O desafio principal na hora de ter uma alimentação saudável é conseguir ter tempo para conciliar todas as atividades do nosso dia e, ainda, preparar todas as refeições seguindo as recomendações necessárias. É justamente por isso que a Panelinha Fit existe: para ser o braço direito de quem deseja se alimentar bem, unindo sabor e nutrição para atingir seus objetivos almejados.
As refeições são planejadas por um nutricionista e preparadas por um chefe de cozinha. Há, por exemplo, a opção de receber em casa ou no trabalho todos nossos produtos, como:
Mas, se o que você quer é colocar a mão na massa, montamos um cardápio com receitas fáceis para você fazer de um jeito simples e, melhor, sem deixar o sabor de lado.
Receitas fáceis e saborosas de comida fit
Café da manhã – panqueca integral de aveia
Para fazer uma boa e deliciosa panqueca integral de aveia você vai precisar:
- 2 colheres de sopa de aveia;
- 4 colheres de sopa de água;
- 1 ovo;
- Sal e açúcar mascavo à gosto.
Junte todos os ingredientes e derrame a mistura em uma panela antiaderente. Aproveite para comer com porções de salada da sua preferência, junto com um delicioso suco natural.
Almoço – Macarrão integral de caprese e salada verde com damasco
Para o almoço, faça um macarrão integral de caprese com os seguintes ingredientes:
- 150g de macarrão integral;
- 5 colheres de sopa de azeite;
- 1 bandeja de tomates picados ao meio;
- 3 alhos;
- 100 gramas de mussarela de búfalo;
- orégano, sal e pimenta à gosto.
A preparação é feita normalmente como todo macarrão. No final do cozimento, junte todos os ingredientes e aproveite!
Coma sua refeição alternada com uma incrível salada verde com damasco, com os ingredientes: rúcula, alface, palmito, damasco, chia, gergelim e temperos da sua preferência, a recomendação básica é sal, azeite e pimenta.
Janta – Berinjela recheada
Berinjela sempre vai bem, não é?! Essa é uma ótima e deliciosa alternativa para sua janta. Melhor ainda, você conseguirá fazer de um jeito super fácil. Você só vai precisar de:
- 1 berinjela;
- 150g de carne moída ou proteína de soja;
- 1 tomate;
- 1 cebola;
- tempero à gosto;
- 1 colher de extrato de tomate.
Primeiro, doure a cebola, inclua o tomate, a carne ou proteína e o extrato de tomate. Com o recheio pronto, corte a berinjela em dois, retire o miolo e coloque o recheio em cada uma das partes da berinjela. Por fim, coloque as partes ao forno e asse de 15 a 20 minutos.
Gostou das nossas dicas e das nossas receitas? Aproveite para conferir mais sobre o universo gastronômico fitness no nosso blog. Até a próxima!