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Você já ouviu alguém dizer que não consegue emagrecer por ter um “metabolismo lento”? Essa é uma das grandes dificuldades de quem está em busca de resultados na balança. Mas calma, há maneiras saudáveis de acelerar o metabolismo para tentar reverter essa situação.

 

Muitos fatores contribuem com a desaceleração do mesmo, como má alimentação, sedentarismo, envelhecimento, obesidade, entre outros. Por isso é preciso aderir a um conjunto de estratégias combinadas para dar o que o seu corpo necessita para funcionar bem e você conseguir alcançar seus objetivos.
 

Para te ajudar, trouxemos um conteúdo que ensinará como aumentar o seu metabolismo, com dicas de alimentos que são aliados nesse processo. Vamos lá?

 

Entendendo o que é o metabolismo

Antes de te partirmos para as dicas para acelerar o metabolismo, precisamos te ajudar a entender como nosso corpo funciona. Afinal, só assim saberemos como ter uma relação saudável com a nossa alimentação e nossos hábitos.

 

De modo geral, o metabolismo é um conjunto de reações químicas que transformam as moléculas em fontes de energia para o nosso organismo. Essas energias são responsáveis por todas as ações necessárias para o funcionamento do nosso corpo e, quando tudo está bem, ajudam a eliminar as calorias.

 

Como saber se o metabolismo é lento ou rápido?

Primeiro, vamos entender o que se classifica como um metabolismo lento. Em suma, a principal característica dessa condição é a demora para digerir os alimentos e absorver os nutrientes, necessitando de mais tempo para transformá-los em energia para o corpo. E se não houver gasto de energia adequado, o excesso é transformado em gordura.

 

Nesse contexto podemos dizer que, mesmo em uma dieta com poucas calorias, se o corpo não tiver as energias necessárias para gastar, poderá retardar o processo de emagrecimento.

 

Então o que acontece com o contrário, quando o metabolismo é acelerado? Quando o corpo transforma as calorias em energia mais rapidamente, é necessário um consumo muito maior de calorias para que haja concentração de gordura, e é por isso que pessoas que se enquadram nesse caso apresentam mais dificuldade em acumular gordura – ou mais facilidade em emagrecer, dependendo do ponto de vista.

 

Dicas para acelerar o metabolismo

 

Agora que você já conhece um pouco mais sobre como funciona o nosso corpo, vamos às dicas para aumentar o metabolismo e te ajudar a viver com mais qualidade de vida, alcançando seus objetivos.

 

Quem nunca se perguntou o que tomar ou comer para acelerar o metabolismo? Mas não basta focar apenas na alimentação, isso é resultado de um conjunto de atitudes e de mudança de hábitos. Confira as dicas:

 

1 - Pratique atividades físicas regularmente

A prática de atividades físicas de forma regular influencia diretamente na nossa qualidade de vida, mas é fundamental para estimular uma aceleração do metabolismo. Isso porque é ela que "força" nosso sistema a gastar calorias além do previsto para fazer o corpo funcionar.

 

Exemplificando de um jeito simples: pessoas que consomem mais calorias do que precisam, e não fazem atividades suficientes para queimá-las, armazenam a sobra de energia no corpo.

 

Agora se você consome menos calorias e faz mais atividades físicas, gasta mais energia e daí emagrecemos, porque não acumulamos gordura e o corpo usa a gordura já armazenada como fonte para funcionar bem.

 

2 - Beba água

Beber água é uma das recomendações unânimes quando se fala em manter o nosso corpo funcionando bem, afinal nosso corpo é composto por 75% de água e precisa dela para funcionar bem.

 

Além disso, quando consumimos água gelada, ela exige do corpo energia para colocá-la na temperatura interna, acelerando o metabolismo. Não deixe de ver nosso post sobre como a água ajuda no processo de emagrecimento para entender um pouco mais.

 

3 - Evite ficar longos tempos sem se alimentar

Se você fica longos períodos sem dar alimentos para o corpo, quando for a sua próxima refeição, ele entenderá que precisará estocar gordura para garantir energia para funcionar, já que não sabe quando terá comida novamente.

 

Outro ponto importante é não pular o café da manhã, porque ele é responsável por nos dar energia para o metabolismo começar a agir durante o dia.

 

Por isso indicamos que procure um nutrólogo que faça um cardápio e te ajude a entender os melhores horários para fazer suas refeições. A maioria costuma indicar de 5 a 6 refeições por dia. Para saber mais sobre o assunto, te indicamos nosso artigo que fala sobre a quantidade ideal de refeições diárias, confira.

 

4 - Aposte em alimentos termogênicos

Alimentos termogênicos ajudam a aumentar a temperatura do corpo e aceleram o metabolismo (o corpo gasta energia para voltar nossa temperatura ao normal). Alguns exemplos desses alimentos são:

 

  • Pimenta vermelha;
  • Gengibre;
  • Mostarda;
  • Café;
  • Nozes;
  • Frutas ricas em vitamina C.

Não se esqueça da importância em manter uma alimentação equilibrada, de preferência sob os olhares de um nutricionista. Aproveite para ler nosso artigo com dicas para uma alimentação saudável.

 

5 - Beba chás e sucos

Assim como os alimentos, também há diversas bebidas que são termogênicas. Veja algumas dicas do que beber para acelerar o metabolismo:

 

Aqui no nosso blog temos um post especial falando sobre diversos tipos de sucos e como eles auxiliam na nossa hidratação. Não deixe de dar uma olhadinha para saber mais.

 

 

6 - Tente reduzir o estresse

O estresse e a ansiedade são os principais causadores do aumento do nível de cortisol, hormônio que favorece o aumento de gordura no abdômen, além de aumentar a fome. Procure por atividades que ajudem a relaxar e inclua-as na sua rotina.

 

7 - Tenha boas noites de sono

O corpo precisa de descanso para poder funcionar bem. Durante o sono o nosso corpo regula a produção hormonal e é quando os nossos músculos se recupera do treino e tem mais força para crescer. Com mais músculos, maior é o metabolismo e a queima de calorias.

 

8 - Mantenha-se em movimento

Por mais que possamos passar um tempo do nosso dia na academia, ainda assim é importante manter o corpo em constante movimento para evitar o sedentarismo.

 

Infelizmente a rotina moderna nos faz ficar cada vez mais sentados e isso não faz bem. Que tal ir ao mercado a pé ou sair para passear com seu pet? Uma boa dica também é fazer alongamentos ao longo do dia – falamos sobre isso no nosso blog, confira.

 

Gostou das nossas dicas para acelerar o metabolismo? Nós sabemos que a mudança de hábito não é algo que acontece do dia para a noite, mas o importante é dar o primeiro passo não é? Continue nos acompanhando para mais dicas para viver bem e com saúde.

 

Até o próximo post!