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Abrir mão da carne pode parecer uma tarefa difícil, mas com os ingredientes certos você pode começar a sua dieta vegana ainda hoje!

 

 

Hoje em dia não é difícil encontrar pessoas que abriram mão das proteínas de origem animal. Os veganos, ou em alguns casos vegetarianos, deixam de consumir carnes e trocam seus nutrientes por outras opções. E existem várias possibilidades para essa dieta, em busca de um estilo de vida mais saudável e natural.

 

Em uma recente estimativa sobre o veganismo no Brasil, realizada em 2019, foi apontado que cerca de 30% da população do país já adotou esse estilo de vida. Seriam em média 7 milhões de veganos e 30 milhões de vegetarianos Brasil afora. Com tantas pessoas aderindo à prática, o mercado começou a oferecer mais opções vegetarianas: já são mais de 200 restaurantes vegetarianos pelo país, sem contar que os estabelecimentos tradicionais também começaram a oferecer pratos sem carne, pensando nesse público.

 

Mas cortando a carne da dieta, estamos tirando a principal fonte de proteínas do nosso prato. Por isso, antes de seguir qualquer dieta, é importante consultar um nutricionista. Esse profissional poderá acompanhar as taxas de nutrientes e verificar se você está fazendo as substituições corretas, evitando qualquer forma de indisposição, doença ou níveis baixos de nutrientes no seu organismo.

Confira as dicas da Panelinha Fit para começar a sua dieta vegana:

 

Diferença entre dieta vegana e vegetariana

 

Banquete de alimentos veganos

Primeiro, é importante saber a diferença entre vegetarianismo e veganismo. No caso do vegetarianismo, a carne é cortada da dieta - tanto as carnes brancas quanto as vermelhas. Mas ainda se mantém o consumo de outros alimentos de origem animal, como queijos, leite e ovos. 

Já a dieta vegana exclui todo e qualquer alimento ou produto que tenha origem animal. Portanto, ela vai muito além da dieta, sendo considerada por seus adeptos como uma filosofia de vida. 

 

Muitas pessoas podem preferir começar com o vegetarianismo, testando uma dieta sem carnes e depois passar para o veganismo. Atualmente, existem diversos alimentos que podem substituir os pratos de origem animal para quem quer fazer a transição aos poucos, como o tofu, um alimento produzido a partir da soja, que tem propriedades semelhantes a carne.

 

 

Como começar a dieta vegana

 

Prato com alimentos veganos

Se você está pensando em adotar uma dieta vegana ou vegetariana, pondere: essa mudança de hábito não precisa acontecer de uma só vez. Você pode passar por um processo de transição, cortando aos poucos a carne. Leve em consideração suas crenças pessoais antes de tomar essa decisão. 

 

O primeiro passo pode ser a escolha de um ou dois dias durante a semana para não consumir proteína animal. Essa é uma forma de se habituar gradualmente com a nova dieta, explorando diferentes receitas e alimentos. Afinal, ser vegetariano não significa abrir mão do sabor das refeições. Muito pelo contrário, os legumes e verduras podem te surpreender. Visite um restaurante vegetariano e perceba a quantidade de pratos e possibilidades das receitas sem carne!

 

Permita-se explorar e conhecer novos alimentos, as diferentes formas de preparo e se surpreenda com a alimentação vegetariana.

 

Opções veganas e vegetarianas Panelinha Fit

 

Prato vegano com grãos ao redor

Com a correria do dia a dia pode ser difícil tirar um tempo para preparar refeições completas e sem carne, não é mesmo? Pensando nisso a Panelinha Fit conta com diversas opções de pratos e kits sem carne para que você possa experimentar! Confira alguns:

Berinjela na mostarda dijon e especiarias. Um prato completo! Com 100g, ele é preparado com berinjela, mostarda tipo dijon, azeite extravirgem, gengibre, cominho, curry e sal rosa do himalaia.

 

Couscous marroquino. Uma iguaria de origem africana, é preparado com um caldo de legumes, abobrinha, cenoura, azeite extravirgem, cravo-da-índia, canela, sal rosa do himalaia e, claro, uma porção de couscous marroquino em um prato de 100g.

Quinoa com legumes. Sem glúten, a quinoa é rica em proteínas e ainda contém nove aminoácidos essenciais. Esse prato, com 120g, conta com quinoa mista, caldo de legumes, abobrinha, cebola, alho, azeite extravirgem e sal rosa do himalaia.

 

Espaguete de palmito pupunha ao molho de tomate, ricota e manjericão. Um sabor incomparável e totalmente low carb, esse espaguete é preparado com palmito pupunha, molho de tomate natural, creme de ricota zero lactose, manjericão, canela e sal rosa do himalaia, em um prato de 120g.

 

Você ainda pode adquirir as duas opções de kits com sete refeições: black vegano ou kit vegetariano. Confira todas as outras opções no nosso site!

 

Comida rápida, prática e saudável é com a Panelinha Fit! Nós temos opções de kits prontos, pratos e porções individuais, além de lanches rápidos e sobremesas fit. Faça agora mesmo o seu pedido através do nosso site.

 

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