Fechar busca

Digite o nome do produto

Digite o nome do produto e toque em Ir ou selecione um produto da lista.
R$ 0,00

Meu Carrinho

Indique amigos e ganhe R$ 40,00

Ter sempre uma frutinha por perto é muito bom, né? Mas você sabe qual a época das frutas que você gosta? Isso te ajuda a entender quando vai encontrá-las no mercado para fazer aquele suco natural fresquinho ou comer in natura.

 

Não é novidade pra ninguém que consumir frutas diariamente traz muitos benefícios à saúde. Mas, caso ainda restem dúvidas, saiba que as frutas são grandes fontes de antioxidantes, vitaminas, minerais e fibras essenciais para o nosso organismo.

 

Elas nos dão energia, causam uma sensação de saciedade, auxiliam o bom funcionamento do intestino, e em muitos casos, especialmente nas cascas e sementes possuem fenótipos capazes de retardar o envelhecimento!

 

Dentro disso, existem as melhores e piores formas de consumi-las. Mas vamos focar no que é bom. Para aproveitar o máximo de nutrientes e propriedades das frutas, o ideal é que, além de cruas, elas sejam consumidas na época de suas safras! Vem saber mais sobre isso com a Panelinha Fit!

 

O que são frutas de produção orgânica?

 

Quando pensamos em alimentos orgânicos o que vem na cabeça é a ausência de agrotóxicos, certo? E não está errado. Porém, para ser de fato orgânica, uma fruta precisa de um pouco mais que isso. Existem muitas práticas orgânicas além dessa, e a Panelinha Fit está aqui para te contar sobre todas elas!

 

Para ser considerado orgânico, o produto precisa fazer parte de um sistema de produção sustentável que não utilize organismos, sintéticos, químicos ou geneticamente alterados, preserve os recursos naturais, favoreça o ecossistema, e respeite as características culturais, sociais e econômicas da comunidade local.

De forma simplificada, os requisitos para conquistar a certificação de produção orgânica são:

  • uso apropriado de insumos;
  • preparação do solo;
  • preservação dos recursos naturais durante o processo;
  • manejo inteligente de pragas;
  • preocupação e garantia da saúde dos agricultores;
  • armazenamento e transporte especiais;
  • impacto positivo da sociedade e meio ambiente.

Ou seja, a agricultura orgânica fornece produtos livres de químicos e venenos, respeita o ciclo natural das plantas e prega sustentabilidade conservando a qualidade da agua e do solo, e protegendo os produtores.

 

Safras das frutas conforme os meses do ano

 

Para descobrir quais frutas estão em sua época no mês em que você estiver lendo esse post, basta acompanhar a lista:

 

Safras de frutas conforme os meses do ano

  • Janeiro: abacaxi, carambola, coco, cupuaçu, figo, graviola, jaca, laranja, limão, mamão, manga, maracujá, melancia, melão, pêssego, pitanga e uva;
  • Fevereiro: abacate, carambola, coco, cupuaçu, figo, goiaba, graviola, jaca, laranja, limão, maça, mamão, manga, maracujá, melancia, pera, uva;
  • Março: abacate, banana, coco, cupuaçu, figo, goiaba, graviola, laranja, limão, maça, mamão, manga, pera, uva;
  • Abril: abacate, banana, caqui, coco, goiaba, kiwi, limão, maça, pera e uva;
  • Maio: banana, caqui, coco, kiwi, limão, maça, pera, e uva;
  • Junho: banana, carambola, caqui, coco, kiwi, laranja, maça, mexerica e uva;
  • Julho: banana, carambola, coco, kiwi, laranja, maça, mexerica e uva;
  • Agosto: banana, carambola, caju, coco, kiwi, laranja, mexerica e morango;
  • Setembro: amora, banana, coco, jabuticaba, laranja e mexerica;
  • Outubro: abacaxi, acerola, amora, banana, coco, jabuticaba, laranja, mamão, manga, melancia, melão, pêssego, pitanga;
  • Novembro: abacaxi, acerola, amora, banana, coco, cupuaçu, jabuticaba, jaca, laranja, mamão, manga, maracujá, melancia, melão, pêssego e pitanga;
  • Dezembro: abacaxi, acerola, ameixa, banana, coco, cupuaçu, figo, jaca, laranja, lichia, mamão, manga, maracujá, melancia, melão, pêssego e pitanga;

 

Divisão das frutas por estação

 

Outra forma muito usada e que pode facilitar a visualização é a divisão de frutas que maturam por estações. Veja:

 

Verão

 

As altas temperaturas e incidência de chuvas dessa estação contribuem para o cultivo de frutas grandes como: abacaxi, abacate, jaca, manga, maracujá, melão, melancia, banana, e carambola.

Além das frutas maiores, o verão também é época de ameixa, figo, goiaba, maça, acerola uva, limão, pitanga e pera.

 

Outono

 

O outono, por presentar muitas variações de temperatura entre dia e noite favorece o cultivo de frutas que podem aparecer também nas outras estações, sendo elas: abacate, banana, carambola, caqui, coco, goiaba, kiwi, laranja, limão, maça, mexerica, pera, e uva.

 

Inverno

 

Com as temperaturas frias e a falta de sol no inverno, o período é propício para a produção de frutas menores, como:
amora, banana, carambola, caju, caqui, coco, jabuticaba, kiwi, laranja, maça, mexerica, morango e uva.

 

Primavera

 

Assim como o outono, uma característica forte da primavera é a mudança frequente de temperatura. Sendo assim, essa estação costuma apresentar altas temperaturas durante o dia, e temperaturas mais baixas durante a noite.

 

Favorecendo o desenvolvimento de frutas como acerola, abacaxi, ameixa, amora, banana, coco, cupuaçu, figo, jabuticaba, jaca, laranja, lichia (que só tem sua safra uma vez por ano), mamão, manga, melancia, melão, pêssego e pitanga.

 

Quais as vantagens de consumir frutas da época?

 

Além de ser positivo para natureza, por respeitar o ciclos de maturação dos frutos, consumir produtos orgânicos cultivados de acordo com a estação favorece e incentiva a economia local, que costuma ser responsável pelos cultivos orgânicos.

 

Quanto mais a forma de cultivo respeita e espera o tempo de maturação natural das plantas, menos se faz necessária a intervenção com agrotóxicos, fertilizantes e adubos químicos.

Tudo isso facilita e favorece o cultivo, possibilitando que as frutas cheguem em maior qualidade, menor preço e maior quantidade aos distribuidores. Ou seja, é possível ter acesso a frutas mais saudáveis, saborosas e baratas!

 

Frutas que só tem safra uma vez por ano

 

Você sabia que existem frutas que só tem seu período de maturação uma vez no ano? Com elas disponíveis nas prateleiras ao longo do ano fica difícil saber. Mas sim, elas existem. Confira a seguir quais são, e em quais meses você pode aproveitar e consumi-las da forma mais orgânica possível.

  • Ameixa - dezembro
  • Caju - agosto
  • Lichia - dezembro
  • Morango - agosto

 

Existem frutas que nascem o ano todo?

 

A resposta é sim! Mas poucas. Se você reparar na safra de frutas conforme os meses vai notar que o coco aparece em todos eles. Esse é o maior exemplo de resistência entre as frutas, e portanto, vale a pena investir no consumo de coco ao longo das estações.

Frutas que só tem uma safra no ano

Depois do coco, a banana é a fruta que mais matura naturalmente ao longo do ano. Sua safra vai de março a dezembro! Isso porque a bananeira, assim como o pé de coco, é muito adaptável e resistente às variações de temperatura.

 

Além dessas, a laranja e as uvas são frutas que aparecem durante um bom período do ano. A laranja, dentre todos os 12 meses só não aparece de forma natural em abril e maio. E a uva, tem sua época marcada de janeiro a julho!

 

Receitas práticas

 

Levando em consideração que o coco e a banana são as frutas mais perenes que conhecemos, acompanhe a seguir algumas receitas rápidas de sobremesas saudáveis que vão ajudar a evitar desperdício e tirar bom proveito da presença dessas frutas ao longo do ano!

 

Cocada fit cremosa

 

Prática, rápida e saudável! Veja a seguir do que você precisa e como fazer sua cocada fit cremosa.

  • Ingredientes

- 1 colher (sobremesa) de amido de milho

- 300ml ml de leite de coco

- 3 colheres (sopa) de xilitol

- 8 colheres (sopa) de coco natural ralado

  • Preparo

Primeiro acrescente o amido de milho em um refratário e adicione 100ml de leite de coco. Misture e reserve;

Em uma panela adicione o restante do leite de coco (200 ml), o coco ralado e o xilitol, e mexa em fogo baixo até encorpar;

Em seguida basta conservar na geladeira e consumir em até 5 dias!

 

Doce gelado de banana com chocolate

 

Com apenas 2 ingredientes principais você será capaz de fazer essa receita. Confira na sequência.

Receita Doce Gelado de banana com chocolate

 

  • Ingredientes

- 2 bananas grandes

- 2 colheres (sopa) de cacau em pó

- 1 xíc. de água

- Canela em pó a gosto

  • Preparo

Em um liquidificador ou um mixer adicione as duas bananas, a água e o cacau; Leve essa mistura ao fogo e mexa até engrossar;

Retire do fogo, despeje em um refratário e deixe descansar na geladeira por 2 horas; Depois disso é só se deliciar!

Curtiu o conteúdo? Aproveite e confira 7 dicas para cuidar do seu bem-estar com mais carinho!