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Há inúmeros benefícios da chia para nossa saúde e estética, ajudando a prevenir diversas doenças e auxiliando no processo de emagrecimento. Conhecida por ser um alimento multibenefícios, a semente possui a maioria dos valores nutricionais que nosso organismo precisa. 

Para te ajudar a entender todas as vantagens da introdução da chia na sua alimentação, selecionamos os cinco principais benefícios desse alimento para sua saúde. Mais do que isso, separamos também algumas dicas preciosas de receitas com chia que te darão água na boca.

Mas, antes de tudo, vamos entender um pouco mais sobre essa super semente.

 

O que é a chia?

 

De maneira orgânica, podemos categorizar as sementes da chia como sendo "parentes" da hortelã, oriundas do centro-sul do México. Sobre os valores nutricionais da chia, podemos dividi-la, sobretudo, em água, carboidratos, proteínas e gorduras – 6, 42, 16 e 31, respectivamente.

Mas os valores nutricionais não se limitam a esses quatro. Em 100 gramas de chia, você tem acesso a uma fonte rica de Vitamina B, Tiamina, Niacina, Ômegas 3 e 6, entre outros nutrientes.

 

As sementes de chia fazem parte da lista de alimentos saudáveis que devemos incluir em nossas refeições, junto a outras comidas importantes, como arroz e batata doce. Para quem pratica atividade física, principalmente, uma alimentação balanceada é indispensável para manter todas as vitaminas e nutrientes em dia.

 

Inclusive, já fizemos uma publicação com a lista de alimentos saudáveis para suas refeições. Não deixe de conferir!

 

Conheça 5 benefícios da ingestão da chia

 

Os benefícios da chia na nossa alimentação é algo que devemos destacar. Trata-se de um alimento rico em vitaminas e nutrientes que aumentam exponencialmente nosso bem-estar e qualidade de vida. Para os atletas de plantão, inclusive, as sementes de chia não devem ser ignoradas.

Por que?! Bom, vamos lá!

 

1. Previne doenças cardíacas e diabetes

 

Um dos principais benefícios da chia para nossa saúde é a prevenção de diversas doenças e, dentre elas, as doenças cardíacas e diabetes são as principais. A presença do ômega 3 na composição, por exemplo, ajuda a equilibrar os níveis de pressão sanguínea que levam a hipertensão.

Além disso, o ômega 6 e antioxidantes da chia também previnem outros tipos de doenças e problemas de saúde, tal qual o aumento do colesterol e cânceres proveniente do envelhecimento celular. 

 

2. Ajuda na saciedade

 

Não é atoa que as pessoas que estão no processo de emagrecimento buscam alternativas nas sementes de chia. Junto a uma reeducação alimentar e exercícios físicos, a chia é uma grande parceira para a perda de peso. Isso acontece porque, dentro de sua composição, as sementes de chia possuem fibras e proteínas que carregam uma sensação constante de saciedade.

 

3. Ótima opção pós treino

 

Ainda sobre seus valores nutricionais, as proteínas presentes na chia colaboram significativamente na preservação da massa muscular, sendo ótimas aliadas para quem gosta de fazer atividades físicas. Junte este benefício com o anterior e seja um ótimo exemplo para seus amigos fitness!

 

4. Retarda o envelhecimento

 

O envelhecimento precoce acontece por vários motivos e, dentre eles, a presença de oxidantes em nosso cotidiano é um dos principais. Dessa maneira, a presença de antioxidantes nas sementes da chia é responsável por retardar o envelhecimento precoce, uma vez que ingestão desse alimento regularmente previne a composição de radicais livres.

 

5. Aumenta a imunidade

 

O aumento de imunidade é o quinto benefício da chia na nossa alimentação. Graças a composição nutritiva de manganês, potássio e fósforo, as sementes de chia ajudam no aumento da nossa imunidade, se consumidas constantemente. Caso te interessar, veja nossa publicação sobre outros alimentos que aumentam a imunidade no nosso organismo. Nos últimos tempos, todos pudemos entender o quão importante é cuidar da nossa imunidade, não é mesmo?

 

Como introduzir a chia na sua alimentação

 

Além de ter muitos benefícios a nossa saúde, as sementes de chia são muito versáteis e podem ser introduzidas de diversas maneiras em nossas refeições, até mesmo nos sucos!

 

Mas afinal, você sabe qual a quantidade ideal de chia na nossa alimentação? De maneira geral, a porção ideal de chia por dia é de 2 colheres cheias de sopa.

 

Lembre-se de hidratar as sementes antes de inseri-la em sua refeição, esse passo é essencial para evitar alguns acidentes, como a obstrução do esôfago – sim, isso já aconteceu! Veja mais sobre a discussão na matéria da JP News, "Perigos que ninguém te contou sobre o consumo da chia"

A diversidade de receitas com chia variam de refeições salgadas, sobremesas, até bebidas. Selecionamos abaixo, algumas dicas muito saborosas para você introduzir a chia na sua alimentação. Vamos lá!

 

Sucos e vitaminas

 

Sucos e vitaminas

 

As batidas, sucos e vitaminas são ótimas opções, mas não muito aproveitadas. Dentre os sucos com chia, o suco verde, de melancia e detox, são os mais saborosos. Aqui vão mais algumas dicas de bebidas com a semente que, além de ser deliciosas, ajudarão a aumentar a saciedade:

  • Vitamina de banana, maçã e chia;
  • Suco de melancia, beterraba e chia;
  • Batidas de amoras com chia;
  • Suco detox com água de coco, kiwi e chia.

 

Sobremesas

 

Sobremesas saborosas e saudáveis são alternativas incríveis para quem ama doces mas que não quer sair da dieta. Dentre as opções: bolos de laranja, aveia e fubá, geleias, biscoitos e bolachas, mousse e mingau. Todas essas são opções criativas que valem a pena experimentar.

Se você tiver interesse, confia nossa publicação com mais opções de sobremesas deliciosas e saudáveis.

 

Lanches rápidos

 

Os lanches e sanduíches rápidos são alternativas simples para inserir as sementes de chia. Veja algumas dicas interessantes para você saborear:

 

  • Saladas de folhas com chia;
  • Hambúrguer com chia;
  • Tapioca com pasta de amendoim, banana e chia;
  • Pão de queijo com ricota e chia.

 

Estas foram algumas opções de refeições com este superalimento para você abusar de sabor e saúde. Mais do que um alimento rico em vitaminas e proteínas, as sementes de chia são multifuncionais e podem ser introduzidas em sua alimentação hoje mesmo!

Confira nossas outras publicações no blog da Panelinha Fit e fique por dentro de dicas e informações sobre o universo gastronômico!