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Quem está começando no caminho de uma alimentação saudável pode não conhecer os benefícios do carboidrato. Esse nutriente foi transformado em vilão por quem quer emagrecer e, por isso, muitas pessoas desejam retirá-lo completamente da dieta pensando que não existe nenhuma perda para nosso corpo.

Para evitar esse erro, a Panelinha Fit preparou esse post que irá te ajudar a entender como esse componente age em nosso organismo, quais seus benefícios e, para quem deseja reduzir a quantidade que consome, como funciona a dieta Low Carb. Continue a leitura e aprenda todos esses pontos!

 

Antes de ver os benefícios do carboidrato, entenda o que eles são

 

Os carboidratos são um dos grupos de macronutrientes existentes em nosso corpo, assim como as proteínas e os lipídios. Eles estão presentes em alimentos como batata, arroz, cereais integrais, entre outros, e são os grandes responsáveis por fornecer energia para as atividades que realizamos ao longo do dia.

 

Apesar dessa classificação geral, ainda podemos subdividir em três tipos de carboidratos: os amidos, os açúcares e as fibras. Os dois primeiros são absorvidos por nossos tecidos no processo digestivo, enquanto a última classe não é absorvida e exerce papel importante para a regulagem do intestino.

 

Apenas com essas informações já dá para ver que de vilão os carboidratos não têm nada, não é mesmo? Eles na verdade são indispensáveis para manter boa saúde, uma rotina de exercícios e uma alimentação equilibrada.

 

Benefícios do carboidrato: descubra quais são!

 

Quando falamos de uma dieta nutritivamente rica e variada, não podemos deixar de lado os carboidratos. Eles são um complemento aos outros ingredientes de nosso cardápio e oferecem diversas vantagens para nosso organismo. Conheça algumas delas!

Beneficios do carboidratado

  • são fonte de glicose, evitando a Hipoglicemia e seus prejuízos;
  • fazem parte da produção de serotonina, aumentando o bom humor;
  • têm impacto positivo na memória e na atividade cerebral;
  • reduzem as taxas de colesterol ruim para o organismo, o LDL;
  • ajudam na boa digestão;
  • não são tão calóricos quanto alimentos ricos em gordura;
  • beneficiam o ganho de massa magra;
  • melhoram a capacidade respiratória, auxiliando a prática de exercícios;
  • e muitas outras!

Você conhecia todos essas vantagens provinda dos carbos? Já adiantamos que quem segue uma dieta Low Carb precisa do acompanhamento de um nutricionista para adequar as quantidades de outras fontes de energia que mantenham o corpo funcionamento corretamente.

 

Mas os carboidratos não fazem engordar?

 

Não! Sabemos que esse é um pensamento muito recorrente, mas não é o mais correto. Podemos ver como esse nutriente está envolvido em diversos processos de nosso dia a dia, não é? É por isso que a ingestão deles é incentivada por profissionais, se feita da maneira correta.

 

O ganho de peso vem quando excedemos as quantidades diárias recomendadas, tendo um grande consumo calórico enquanto não gastamos proporcionalmente essas calorias ingeridas. No entanto, qualquer outro grupo de alimentos que consumirmos em excesso, também causarão esse aumento de gordura corporal.

 

Como os carboidratos funcionam em nosso corpo?

 

Todos os benefícios que citamos ocorrem porque os carboidratos exercem funções vitais em nosso organismo. Quando ingeridos eles precisam ser quebrados em moléculas menores, justamente pelo fato de serem macronutrientes – sua forma é grande demais para ser processada pelo metabolismo. Assim que isso ocorre, eles são absorvidos pelos tecidos do sistema digestivo e vão fazer seus trabalhos nas diferentes regiões do corpo.

Como os carboidratos funcionam em nosso corpo

Podemos diferenciar as funções que realizam em dois grandes grupos:

  • função estrutural: os carboidratos entram nas células e auxiliam na formação de algumas das estruturas que fazem esses microsistemas funcionarem, eles também reforçam outras organelas celulares para que estas sustentem suas estruturas;
  • função energética: a principal função dos carboidratos uma vez que, ao serem consumidos, se transformam em ATP (células energéticas) que ficam armazenadas nos músculos e no fígado. Assim, quando fazemos algum esforço físico, seja ele exercícios ou atividades de nossa rotina, o metabolismo gasta essa quantidade acumulada.

Agora que sabe quais os benefícios do carboidrato e como ele age em nosso corpo, confira maneiras de inseri-lo em seu cardápio!

 

Como inserir os carboidratos em sua dieta de forma saudável?

 

Como falamos, os carboidratos são alimentos como arroz, batata doce, feijão, mandioca, cereais e outros. Essas opções, apesar de deliciosas, não devem ser consumidas sozinhas. Um prato saudável inclui também fontes de vitaminas, e algum ingrediente rico em proteínas.

 

Cada um desses itens deve ser ingerido na porcentagem certa para uma dieta realmente equilibrada. Apenas um profissional, após uma análise detalhada, pode definir quais as medidas ideais para seu caso, no entanto, existe uma proporção que serve como um norte. O recomendado é consumir em cada uma das refeições principais:

  • 20% de carboidratos;
  • 30% de proteínas;
  • e 50% de vegetais, como saladas ou frutas.

Montar uma refeição com vegetais em forma de salada, ajuda na saciedade e regula a quantidade de micronutrientes diários como as vitaminas e os minerais. Hortaliças e leguminosas que não são ricas em carboidratos também podem entrar junto com a salada, formando cerca de 50% do prato.

 

Vendo essa recomendação, pode parecer que o Low Carb não é uma opção viável e saudável, mas essa não é a verdade! Entenda mais sobre como essa dieta funciona.

 

Entenda como a dieta Low Carb funciona

 

Essa prática modifica as proporções de nutrientes em um cardápio, fazendo com que a pessoa consuma apenas 5% de carboidratos, 20% de proteínas e 75% de gordura. Dessa maneira, o organismo é obrigado a consumir o estoque de lipídios que já possui.

Como a dieta low carb funciona

As Refeições Low Carb se caracterizam por ajudar a reduzir o apetite, perder peso rapidamente e auxiliar pessoas acometidas por determinadas doenças, a combater esses problemas. Para que essa retirada de carboidratos seja benéfica, ao invés de causar efeito contrários, é necessário que um nutricionista monte um cardápio rico em proteínas, como as carnes vermelhas ou ovos, e com outras substâncias que supram as funções desse macronutriente.

 

Um grande desafio para quem deseja começar a se alimentar mais saudável é preparar cada uma das refeições. Para conseguir manter esse novo hábito que pode te levar a alcançar o corpo que deseja, contar com marmitas fitness é uma excelente escolha. Com elas fica mais rápido e prático consumir as quantidades certas de cada alimento, seja em uma dieta tradicional ou Low Carb.

 

Se está iniciando sua trajetória de reeducação alimentar, mantenha em mente os benefícios do carboidrato e não retire 100% esse nutriente de seu cardápio. Conte com a Panelinha Fit para dar mais sabor ao seu dia a dia com pratos saudáveis e também para encontrar as melhores dicas sobre o tema em nosso blog!