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As vezes lemos por aí muitas dicas de saúde como se fossem bulas de remédio ou até que não consideram rotinas reais para as recomendações saudáveis. Acredite, na correria do dia a dia nós nos negligenciamos muito justamente por conta disso!

 

Então, deixe a Panelinha Fit te contar um segredo: você não precisa investir tanto tempo e dinheiro assim para tomar as melhores escolhas para sua saúde e bem-estar. Não sabe como fazer isso? Vem ler nosso artigo então!

 

Por que sua saúde, beleza e bem-estar valem ouro?

Olha, parece uma pergunta óbvia com uma resposta mais cristalina ainda: porque você é importante – para si mesmo, para seus amados, para a profissão que exerce, para a sociedade.

 

A sociedade é como se fosse um corpo humano, e se um de seus órgão ou sistemas (você) não está bem, todo o organismo sente, não é mesmo? Melhorar o mundo começa pelo simples cuidado carinhoso com você!

 

E mesmo assim, pode ser que você ainda não acredite em uma letra dessas palavras. Parece conversa de coach, mas qualidade de vida e bem-estar são duas vivências ao alcance de todos. Só é preciso coragem para aceitar o desafio de cuidar de você enquanto cuida da ordem de todo o resto!

 

Vamos às dicas da Panelinha Fit para isso! Você merece esse tempo de leitura:

 

7 dicas para melhorar sua vida e sua saúde

Temos meia dúzia de dicas que podem ser a mão que você precisa para olhar com mais carinho e cuidado para sua vida, sua saúde e seu bem-estar. Vamos lá?

 

1. Respire!

Sim, a respiração é um ato involuntário e automático, mas você já parou – de verdade – para respirar fundo? A respiração lenta e profunda é o melhor remédio para controlar a tensão!

Em uma atualidade em que as pessoas vivem estressadas, tomar alguns minutos para simplesmente respirar fundo e profundamente pode prover a você:

  • relaxamento muscular;
  • redução da tensão crônica;
  • diminuição de dores de cabeça;
  • te ajudar numa situação extrema;
  • ajudar em uma crise de ansiedade;
  • até melhorar a qualidade do seu sono e seu humor!

Separe momentos do seu dia para tão somente prestar atenção na sua respiração, atentar-se aos movimentos de inspirar e expirar (utilizando o corpo, viu?) e conseguir minutos de calma e relaxamento pela oxigenação do cérebro.

 

2. Mantenha uma alimentação saudável e equilibrada

Ok, é difícil na correria diária se organizar e sempre ter uma alimentação top 10 com um prato colorido cheio de comidas saudáveis, mas você precisa tentar.

 

Essa dica vai muito além daquele história da busca do corpo – externo – perfeito, mas de uma saúde equilibrada. O primeiro será consequência do segundo.

 

Escolha o que você coloca no seu prato, e você não precisa gastar horrores com isso ou montar refeições elaboradas. O bom e velho arroz e feijão, em quantidades equilibradas, faz um bem danado ao seu organismo: vitaminas, minerais, fibras, amino ácios com propriedades antioxidantes e muito mais estão inclusos nele.

 

Faça a ingestão de frutas, verduras e legumes e diminua o açúcar refinado e os fast-foods (todos os dias não é o ideal, mas de vez em quando...). Você sentirá na mente e no corpo essa melhora!

 

Para ler depois, caso a curiosidade bata:

3. Hidrate-se!

Seu corpo é composto de 45% a 70% de água, então só por conta dessa informação já dá para ter uma ideia de como o consumo de água com frequência e em abundância só faz bem!

 

Garrafa e copo com água em fundo azul, escrito "hidrate-se" no canto superior esquerdo.

 

O ideal é consumir 3 litros de água por dia. Inclua isso na sua rotina, tenha sempre uma garrafinha do lado!

Mais dicas de hidratação aqui:

 

4. Adote uma rotina de exercícios físicos

É bem comum ouvir por aí que se exercitar não é primordial, que a pessoa não possui tempo e nem precisa (já que não é uma atriz ou modelo e trabalha com profissões ligadas à estética), e isso é um erro.

 

Praticar exercícios físicos regularmente não tem nada a ver com a estética (mesmo que essa seja a ótima consequência), mas sim é ligado à qualidade de vida a curto e longo prazo.

 

30 minutinhos de exercício por dia já podem ajudar muito, tanto que é recomendada no tratamento de casos voltados à saúde mental. Exercitar-se ajuda a:

 

  • melhorar a auto-estima;
  • manter um peso saudável;
  • combater a ansiedade e a depressão;
  • diminuir o estresse e o cansaço;
  • melhorar a imunidade;
  • melhorar a postura;
  • diminuir o risco de doenças cardiovasculares; etc.

 

5. Durma bem!

Se você não está dormindo bem, seus momentos acordados não serão os melhores, acredite! Ademais, o bom funcionamento do seu organismo depende disso.

 

Relógio em fundo rosa com a escrita durma bem alinhada a esquerda junto com a logo da panelinha fit.

 

Durma, no mínimo, de 6 a 8 horas por noite e tente:

  • deitar-se sempre no mesmo horário;
  • não ficar navegando na internet ou assistindo tv (pois causa estimulação cerebral);
  • evitar comer alimentos pesados antes de dormir;
  • controlar a luminosidade e a temperatura;
  • tenha travesseiros confortáveis e bom sono!

 

6. Já experimentou terapia?

Existe um estigma muito grande sobre quem busca a terapia, mas já estamos no século XX!. Que tal usar a ciência a favor do nosso bem-estar?

Você pode dizer "ah mas eu não estou passando por nenhum problema psicológico, pra que vou fazer terapia?". Justamente para manter essa estabilidade! A psicoterapia é uma aliada de quem procura a melhora de aspectos emocionais e maior entendimentos das questões da vida, e faz muito bem pro seu bem-estar!

 

7. E seus momentos de lazer? Você os tem?

Sabe aquela série que você tem programado assistir? O filme que saiu no cinema e você quer ver? Aquele livro que você comprou e já está empoeirando na sua estante? A piscina da sua casa que vê sol, mas não vê você? É chagada a hora de aproveitar momentos de lazer de você com você mesmo!

 

E ah, momentos de lazer com amigos também vale, viu! A Vida não é só trabalho e estresse: é viver com alegria, liberdade e vontade de cuidar de você!

 

Essas foram as dicas da Panelinha Fit, mas em nosso blog você encontrará muuuuuuitas outras que podem te ajudar a priorizar seu bem-estar! Até mais!