As vezes lemos por aí muitas dicas de saúde como se fossem bulas de remédio ou até que não consideram rotinas reais para as recomendações saudáveis. Acredite, na correria do dia a dia nós nos negligenciamos muito justamente por conta disso!
Então, deixe a Panelinha Fit te contar um segredo: você não precisa investir tanto tempo e dinheiro assim para tomar as melhores escolhas para sua saúde e bem-estar. Não sabe como fazer isso? Vem ler nosso artigo então!
Por que sua saúde, beleza e bem-estar valem ouro?
Olha, parece uma pergunta óbvia com uma resposta mais cristalina ainda: porque você é importante – para si mesmo, para seus amados, para a profissão que exerce, para a sociedade.
A sociedade é como se fosse um corpo humano, e se um de seus órgão ou sistemas (você) não está bem, todo o organismo sente, não é mesmo? Melhorar o mundo começa pelo simples cuidado carinhoso com você!
E mesmo assim, pode ser que você ainda não acredite em uma letra dessas palavras. Parece conversa de coach, mas qualidade de vida e bem-estar são duas vivências ao alcance de todos. Só é preciso coragem para aceitar o desafio de cuidar de você enquanto cuida da ordem de todo o resto!
Vamos às dicas da Panelinha Fit para isso! Você merece esse tempo de leitura:
7 dicas para melhorar sua vida e sua saúde
Temos meia dúzia de dicas que podem ser a mão que você precisa para olhar com mais carinho e cuidado para sua vida, sua saúde e seu bem-estar. Vamos lá?
1. Respire!
Sim, a respiração é um ato involuntário e automático, mas você já parou – de verdade – para respirar fundo? A respiração lenta e profunda é o melhor remédio para controlar a tensão!
Em uma atualidade em que as pessoas vivem estressadas, tomar alguns minutos para simplesmente respirar fundo e profundamente pode prover a você:
- relaxamento muscular;
- redução da tensão crônica;
- diminuição de dores de cabeça;
- te ajudar numa situação extrema;
- ajudar em uma crise de ansiedade;
- até melhorar a qualidade do seu sono e seu humor!
Separe momentos do seu dia para tão somente prestar atenção na sua respiração, atentar-se aos movimentos de inspirar e expirar (utilizando o corpo, viu?) e conseguir minutos de calma e relaxamento pela oxigenação do cérebro.
2. Mantenha uma alimentação saudável e equilibrada
Ok, é difícil na correria diária se organizar e sempre ter uma alimentação top 10 com um prato colorido cheio de comidas saudáveis, mas você precisa tentar.
Essa dica vai muito além daquele história da busca do corpo – externo – perfeito, mas de uma saúde equilibrada. O primeiro será consequência do segundo.
Escolha o que você coloca no seu prato, e você não precisa gastar horrores com isso ou montar refeições elaboradas. O bom e velho arroz e feijão, em quantidades equilibradas, faz um bem danado ao seu organismo: vitaminas, minerais, fibras, amino ácios com propriedades antioxidantes e muito mais estão inclusos nele.
Faça a ingestão de frutas, verduras e legumes e diminua o açúcar refinado e os fast-foods (todos os dias não é o ideal, mas de vez em quando...). Você sentirá na mente e no corpo essa melhora!
Para ler depois, caso a curiosidade bata:
- "Alimentos ricos em zinco";
- "Bons e maus hábitos alimentares";
- "Alimentos para aumentar a imunidade no frio"
- "Os benefícios da alimentação saudável"
3. Hidrate-se!
Seu corpo é composto de 45% a 70% de água, então só por conta dessa informação já dá para ter uma ideia de como o consumo de água com frequência e em abundância só faz bem!
O ideal é consumir 3 litros de água por dia. Inclua isso na sua rotina, tenha sempre uma garrafinha do lado!
Mais dicas de hidratação aqui:
4. Adote uma rotina de exercícios físicos
É bem comum ouvir por aí que se exercitar não é primordial, que a pessoa não possui tempo e nem precisa (já que não é uma atriz ou modelo e trabalha com profissões ligadas à estética), e isso é um erro.
Praticar exercícios físicos regularmente não tem nada a ver com a estética (mesmo que essa seja a ótima consequência), mas sim é ligado à qualidade de vida a curto e longo prazo.
30 minutinhos de exercício por dia já podem ajudar muito, tanto que é recomendada no tratamento de casos voltados à saúde mental. Exercitar-se ajuda a:
- melhorar a auto-estima;
- manter um peso saudável;
- combater a ansiedade e a depressão;
- diminuir o estresse e o cansaço;
- melhorar a imunidade;
- melhorar a postura;
- diminuir o risco de doenças cardiovasculares; etc.
5. Durma bem!
Se você não está dormindo bem, seus momentos acordados não serão os melhores, acredite! Ademais, o bom funcionamento do seu organismo depende disso.
Durma, no mínimo, de 6 a 8 horas por noite e tente:
- deitar-se sempre no mesmo horário;
- não ficar navegando na internet ou assistindo tv (pois causa estimulação cerebral);
- evitar comer alimentos pesados antes de dormir;
- controlar a luminosidade e a temperatura;
- tenha travesseiros confortáveis e bom sono!
6. Já experimentou terapia?
Existe um estigma muito grande sobre quem busca a terapia, mas já estamos no século XX!. Que tal usar a ciência a favor do nosso bem-estar?
Você pode dizer "ah mas eu não estou passando por nenhum problema psicológico, pra que vou fazer terapia?". Justamente para manter essa estabilidade! A psicoterapia é uma aliada de quem procura a melhora de aspectos emocionais e maior entendimentos das questões da vida, e faz muito bem pro seu bem-estar!
7. E seus momentos de lazer? Você os tem?
Sabe aquela série que você tem programado assistir? O filme que saiu no cinema e você quer ver? Aquele livro que você comprou e já está empoeirando na sua estante? A piscina da sua casa que vê sol, mas não vê você? É chagada a hora de aproveitar momentos de lazer de você com você mesmo!
E ah, momentos de lazer com amigos também vale, viu! A Vida não é só trabalho e estresse: é viver com alegria, liberdade e vontade de cuidar de você!
Essas foram as dicas da Panelinha Fit, mas em nosso blog você encontrará muuuuuuitas outras que podem te ajudar a priorizar seu bem-estar! Até mais!