Muito se fala sobre a dieta low carb e seu potencial como aliada da perda de peso, mas o que algumas pessoas não sabem é a maneira correta de aplicá-la na sua alimentação. Apesar de ter uma ampla lista de benefícios, esse tipo de dieta requer alguns cuidados que, muitas vezes, acabam sendo esquecidos.
Saber mais sobre a dieta low carb é o segredo para garantir somente suas vantagens. Pensando nisso, nesta publicação separamos as principais informações sobre a dieta low carb, com uma breve definição, lista de benefícios, o que pode e o que não pode ser feito e, por fim, um cardápio com alimentos permitidos para a dieta.
Agora sem mais delongas, vamos lá!
O que é dieta low carb?
A dieta low carb é uma das mais populares devido a sua eficácia em ajudar as pessoas a perderem peso. O método consiste na redução do consumo de carboidratos e na alta ingestão de proteínas e gorduras. A tradicional dieta low carb se baseia em um cardápio onde se consome em média 75% de gordura, 5% de carboidratos e 20% de proteínas.
Quando a prática é adotada, o organismo passa a ter como fonte de energia a própria gordura corporal, favorecendo a perda de peso acelerada. Esse tipo de dieta é indicada também para casos de diabetes tipo 2, epilepsia, esteatose, síndrome metabólica, dislipidemias e resistência à insulina.
Outra característica da dieta low carb é a sua capacidade de reduzir o apetite. A diminuição da fome se dá porque essa dieta ajuda a equilibrar os níveis de insulina, um hormônio que auxilia no controle do apetite no cérebro. A dieta low carb é simples, no entanto, é necessário que se tenha o acompanhamento de um nutricionista.
A participação de um profissional é importante, uma vez que o método de emagrecimento só pode ser feito por um período de tempo. O carboidrato é um dos principais pilares da alimentação saudável, e a eliminação dele incorretamente pode acarretar em quadros problemáticos.
Cuidados necessários para a dieta low carb
O principal cuidado para quem for adotar a dieta low carb é, como já mencionamos, ter acompanhamento profissional. O carboidrato é um macronutriente indispensável para que possamos manter nossa saúde alimentar e é necessário ter muito cuidado na hora de cortá-lo da sua refeição.
Ele é responsável por garantir força, energia e vitalidade ao nosso organismo. A falta ou déficit dessa categoria de alimentos pode comprometer o bom funcionamento do nosso corpo. Veja mais sobre isso na nossa publicação sobre a importância dos micro e macronutrientes.
Quais são os benefícios da dieta low carb?
Apesar de estar tão popular nos últimos anos, a dieta low carb está longe de ser um modismo. O que faz ela ser tão requisitada são seus inúmeros benefícios. Listamos aqui os principais:
- perda de peso rápida: ao eliminar o açúcar e o carboidrato, o corpo tem como única fonte de energia para cumprir suas funções vitais a gordura corporal. Por isso, a perda de peso acontece de forma acelerada;
- redução do apetite: a ingestão de alimentos ricos em fibras e gorduras boas proporcionam saciedade por mais tempo;
- previne o diabetes: por ser um dieta com baixo índice glicêmico, ou seja, que não eleva o nível de insulina, ajuda a prevenir o diabetes tipo 2;
- redução da gordura abdominal: a gordura abdominal é uma das mais prejudiciais à saúde e pode acarretar em problemas cardíacos e também no diabetes. A dieta low carb contribui para redução das medidas abdominais;
- redução dos triglicérides: os triglicérides são moléculas de gordura no sangue, e a dieta low carb reduz essas moléculas, que estão entre as causas de doenças cardíacas;
- reduz a pressão sanguínea: a pressão alta é uma das causas de doenças cardiovasculares, e a alimentação low carb contribui para redução da pressão sanguínea.
O que não fazer durante a dieta low carb
Os principais erros cometidos por quem adota a dieta low carb podem ser divididos em três principais, são eles:
- não ter o acompanhamento adequado de um profissional;
- exagerar no consumo de gorduras;
- excluir totalmente o consumo de carboidratos.
Cardápio low carb – Como começar?
Nessa altura, não é novidade para ninguém, mas o primeiro passo para começar é marcar uma consulta com um nutricionista. Só ele será capaz de te ajudar nessa etapa, avaliando seus objetivos, o consumo ideal de calorias e qual a melhor forma de conduzir a dieta.
Outro ponto importante é verificar o peso e todas as medidas do seu corpo para fazer um comparativo do antes e depois.
Ter foco e traçar metas é indispensável, já que se trata de uma dieta restritiva. Tenha em mente seus objetivos, escreva-os e sempre e passe os olhos na sua anotação para não se esquecer aonde você quer chegar.
Outra etapa importante é verificar a lista de alimentos que podem ser consumidos. O cardápio é também um ponto de atenção, já que precisa ser diversificado, equilibrado e saboroso para que a dieta seja mais fácil de ser seguida.
Lista de alimentos para compor o cardápio low carb
É normal que existam dúvidas sobre quais alimentos podem ser ingeridos em uma dieta low carb, por isso montamos uma lista com os principais alimentos liberados nesse tipo de dieta.
É fundamental saber o que se está comendo em uma refeição, principalmente em uma dieta restritiva. A origem dos alimentos, o modo de preparo, os temperos utilizados, tudo isso faz a diferença no resultado final. Nem sempre é possível preparar a própria refeição, a correria do dia a dia e os inúmeros compromissos tornam essa tarefa mais difícil. E como saúde é fundamental, ela não pode deixar de ser prioridade.
Há hoje no mercado da alimentação empresas sérias e especializadas no preparo de alimentação saudável com cardápios para dietas low carb. Na Panelinha Fit você pode adquirir kits personalizados com almoço e janta, além de lanches, tudo low carb.
Confira nossa lista de alimentos permitidos:
- verduras e legumes: espinafre, brócolis, pimentão, aspargos, abobrinha, berinjela, espinafre, pepino, cebola, chuchu, vagem, cenoura, abóbora, rúcula, escarola, alho-poró, aipo, alface, brócolis, couve-flor, acelga, cogumelos, tomate, couve, agrião;
- nozes e sementes: amêndoas, castanhas, nozes, macadâmia; semente de girassol e de abóbora;
- frutas: morango, abacate, pêssego, melão, coco, framboesa, amora, melancia, pêssego, laranja, abacaxi, limão;
- bebidas: café, chá, água e suco de limão;
- gorduras e óleos: óleo de coco, azeite e óleo de peixe;
- laticínios: queijo, manteiga e iogurte;
- carnes e ovos.
Alimentos que devem ser evitados
Os alimentos que devem ser evitados em uma dieta low carb são aqueles com carboidratos em alta porcentagem:
- Doces;
- Massas;
- Milho;
- Industrializados;
- Arroz;
- Tapioca;
- Batata inglesa.
Se você se interessar, temos pratos low carb prontos com a quantidade ideal para que sua dieta seja bem executada, e melhor: de um jeito incrivelmente delicioso.
Agora que você sabe a maneira correta de construir e seguir a dieta low carb, é hora de colocar em prática. Gostou das nossas dicas? Tem mais alguma coisa que você queira ver por aqui? É só deixar nos comentários.
Ah! Não se esqueça de conferir nossas publicações no blog com dicas, informações e novidades no mundo gastronômico e fit. Até a próxima!