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Muito se fala sobre a dieta low carb e seu potencial como aliada da perda de peso, mas o que algumas pessoas não sabem é a maneira correta de aplicá-la na sua alimentação. Apesar de ter uma ampla lista de benefícios, esse tipo de dieta requer alguns cuidados que, muitas vezes, acabam sendo esquecidos.

 

Saber mais sobre a dieta low carb é o segredo para garantir somente suas vantagens. Pensando nisso, nesta publicação separamos as principais informações sobre a dieta low carb, com uma breve definição, lista de benefícios, o que pode e o que não pode ser feito e, por fim, um cardápio com alimentos permitidos para a dieta.

 

Agora sem mais delongas, vamos lá!

 

O que é dieta low carb?

 

A dieta low carb é uma das mais populares devido a sua eficácia em ajudar as pessoas a perderem peso. O método consiste na redução do consumo de carboidratos e na alta ingestão de proteínas e gorduras. A tradicional dieta low carb se baseia em um cardápio onde se consome em média 75% de gordura, 5% de carboidratos e 20% de proteínas.

 

Quando a prática é adotada, o organismo passa a ter como fonte de energia a própria gordura corporal, favorecendo a perda de peso acelerada. Esse tipo de dieta é indicada também para casos de diabetes tipo 2, epilepsia, esteatose, síndrome metabólica, dislipidemias e resistência à insulina.

 

Outra característica da dieta low carb é a sua capacidade de reduzir o apetite. A diminuição da fome se dá porque essa dieta ajuda a equilibrar os níveis de insulina, um hormônio que auxilia no controle do apetite no cérebro. A dieta low carb é simples, no entanto, é necessário que se tenha o acompanhamento de um nutricionista.

 

Prato de beringela recheada com frango e creme de ricota

 

A participação de um profissional é importante, uma vez que o método de emagrecimento só pode ser feito por um período de tempo. O carboidrato é um dos principais pilares da alimentação saudável, e a eliminação dele incorretamente pode acarretar em quadros problemáticos.

 

Cuidados necessários para a dieta low carb

 

O principal cuidado para quem for adotar a dieta low carb é, como já mencionamos, ter acompanhamento profissional. O carboidrato é um macronutriente indispensável para que possamos manter nossa saúde alimentar e é necessário ter muito cuidado na hora de cortá-lo da sua refeição.

 

Ele é responsável por garantir força, energia e vitalidade ao nosso organismo. A falta ou déficit dessa categoria de alimentos pode comprometer o bom funcionamento do nosso corpo. Veja mais sobre isso na nossa publicação sobre a importância dos micro e macronutrientes.

 

Quais são os benefícios da dieta low carb?

 

Apesar de estar tão popular nos últimos anos, a dieta low carb está longe de ser um modismo. O que faz ela ser tão requisitada são seus inúmeros benefícios. Listamos aqui os principais:

 

  • perda de peso rápida: ao eliminar o açúcar e o carboidrato, o corpo tem como única fonte de energia para cumprir suas funções vitais a gordura corporal. Por isso, a perda de peso acontece de forma acelerada;
  • redução do apetite: a ingestão de alimentos ricos em fibras e gorduras boas proporcionam saciedade por mais tempo;
  • previne o diabetes: por ser um dieta com baixo índice glicêmico, ou seja, que não eleva o nível de insulina, ajuda a prevenir o diabetes tipo 2;
  • redução da gordura abdominal: a gordura abdominal é uma das mais prejudiciais à saúde e pode acarretar em problemas cardíacos e também no diabetes. A dieta low carb contribui para redução das medidas abdominais;
  • redução dos triglicérides: os triglicérides são moléculas de gordura no sangue, e a dieta low carb reduz essas moléculas, que estão entre as causas de doenças cardíacas;
  • reduz a pressão sanguínea: a pressão alta é uma das causas de doenças cardiovasculares, e a alimentação low carb contribui para redução da pressão sanguínea.

 

O que não fazer durante a dieta low carb

 

Os principais erros cometidos por quem adota a dieta low carb podem ser divididos em três principais, são eles:

 

  • não ter o acompanhamento adequado de um profissional;
  • exagerar no consumo de gorduras;
  • excluir totalmente o consumo de carboidratos.

 

Cardápio low carb – Como começar?

 

Nessa altura, não é novidade para ninguém, mas o primeiro passo para começar é marcar uma consulta com um nutricionista. Só ele será capaz de te ajudar nessa etapa, avaliando seus objetivos, o consumo ideal de calorias e qual a melhor forma de conduzir a dieta.

 

Outro ponto importante é verificar o peso e todas as medidas do seu corpo para fazer um comparativo do antes e depois.

 

Ter foco e traçar metas é indispensável, já que se trata de uma dieta restritiva. Tenha em mente seus objetivos, escreva-os e sempre e passe os olhos na sua anotação para não se esquecer aonde você quer chegar.

 

Outra etapa importante é verificar a lista de alimentos que podem ser consumidos. O cardápio é também um ponto de atenção, já que precisa ser diversificado, equilibrado e saboroso para que a dieta seja mais fácil de ser seguida.

 

Lista de alimentos para compor o cardápio low carb

 

É normal que existam dúvidas sobre quais alimentos podem ser ingeridos em uma dieta low carb, por isso montamos uma lista com os principais alimentos liberados nesse tipo de dieta.

 

Prato com porção de frango desfiado acompanhado de legumes como cenoura, vagem e brócolis

 

É fundamental saber o que se está comendo em uma refeição, principalmente em uma dieta restritiva. A origem dos alimentos, o modo de preparo, os temperos utilizados, tudo isso faz a diferença no resultado final. Nem sempre é possível preparar a própria refeição, a correria do dia a dia e os inúmeros compromissos tornam essa tarefa mais difícil. E como saúde é fundamental, ela não pode deixar de ser prioridade.

 

Há hoje no mercado da alimentação empresas sérias e especializadas no preparo de alimentação saudável com cardápios para dietas low carb. Na Panelinha Fit você pode adquirir kits personalizados com almoço e janta, além de lanches, tudo low carb.

 

Confira nossa lista de alimentos permitidos:

 

  • verduras e legumes: espinafre, brócolis, pimentão, aspargos, abobrinha, berinjela, espinafre, pepino, cebola, chuchu, vagem, cenoura, abóbora, rúcula, escarola, alho-poró, aipo, alface, brócolis, couve-flor, acelga, cogumelos, tomate, couve, agrião;
  • nozes e sementes: amêndoas, castanhas, nozes, macadâmia; semente de girassol e de abóbora;
  • frutas: morango, abacate, pêssego, melão, coco, framboesa, amora, melancia, pêssego, laranja, abacaxi, limão;
  • bebidas: café, chá, água e suco de limão;
  • gorduras e óleos: óleo de coco, azeite e óleo de peixe;
  • laticínios: queijo, manteiga e iogurte;
  • carnes e ovos.

 

Alimentos que devem ser evitados

 

Os alimentos que devem ser evitados em uma dieta low carb são aqueles com carboidratos em alta porcentagem:

 

  • Doces;
  • Massas;
  • Milho;
  • Industrializados;
  • Arroz;
  • Tapioca;
  • Batata inglesa.

 

Se você se interessar, temos pratos low carb prontos com a quantidade ideal para que sua dieta seja bem executada, e melhor: de um jeito incrivelmente delicioso.

 

Agora que você sabe a maneira correta de construir e seguir a dieta low carb, é hora de colocar em prática. Gostou das nossas dicas? Tem mais alguma coisa que você queira ver por aqui? É só deixar nos comentários.

 

Ah! Não se esqueça de conferir nossas publicações no blog com dicas, informações e novidades no mundo gastronômico e fit. Até a próxima!