Você já conhece o edamame? Edamame é o nome dado para a soja ainda na fase jovem, quando ainda está verde. Por muitos, ele é considerado um alimento exótico – mas não precisa ser! Trata-se de uma incrível fonte de proteínas e fibras com calorias quase inexistentes.
Dentre seus benefícios, podemos listar a contribuição para o bom funcionamento do intestino e prevenção para algumas doenças, mas as vantagens vão muito além disso. Selecionamos todos os benefícios do Edamame nesta publicação. Continue lendo e entenda o que você pode conseguir com esse alimento.
Confira também, dicas de receitas incríveis com esse tipo de soja para você fazer hoje mesmo!
Vamos entender primeiro o que é o edamame
Edamame – soja hortaliça ou soja verde – é o nome dado à vagem antes de amadurecer. Este é um alimento conhecido por ser extremamente benéfico a saúde. Inclusive, fizemos uma publicação destinada aos alimentos necessários para sua alimentação. Confira!
Mais do que isso, o edamame também é uma ótima alternativa para incorporar às suas refeições. Além de ser incrivelmente delicioso, ele pode ser facilmente encontrado.
As calorias são quase inexistentes e os valores nutricionais são realmente surpreendentes. Confira a tabela de valor nutricional para uma porção de 100 gramas:
- Valor energético: 129 kcal;
- Proteína: 9,41 g;
- Lipídios: 4,12 g;
- Carboidratos: 14,12 g;
- Fibra: 5,9 g;
- Cálcio: 94 mg;
- Ferro: 3,18 mg;
- Magnésio: 64 mg;
- Vitamina C: 7,1 mg;
- Vitamina A: 235 UI;
- Potássio: 436 mg.
Leia também: Micro e Macronutrientes – Conheça as características e diferença entre eles.
Vantagens que o edamame proporciona
Sobre os benefícios do edamame, podemos listar da seguinte forma:
- Auxilia no bom funcionamento do intestino e organismo como um todo: o alto nível de fibras presentes no edamame colabora nas atividades intestinais e colabora na absorção dos outros elementos nutricionais como cálcio e zinco;
- Proporciona todos os aminoácidos necessários para nossa saúde;
- Contribui para redução de colesterol, tendo como consequência a prevenção de possíveis doenças cardiovasculares;
- Ótimo aliado para quem busca reduzir o peso: seu baixo nível de calorias e valores nutricionais altos proporcionam saciedade para quem consome;
- Previne problemas associados à visão: a vitamina A ajuda a conservar a saúde dos olhos;
- Ajuda a diminuir os sintomas da menopausa: graças aos compostos bioativos, o edamame é um ótimo aliado das mulheres no período de menopausa e no combate à osteoporose;
- Tratamento natural aos sintomas depressivos: o ácido fólico é uma importante vitamina para o combate à depressão.
Agora que você conhece todos os benefícios do edamame, selecionamos dicas de refeitas incríveis para você fazer hoje mesmo, confira!
Se não estiver com muita disposição – ou tempo na rotina – para cozinhar, conheça nosso prato de Couve Orgânica com Edamame e experimente essa delícia gastronômica!
3 receitas diferentes com esse alimento
Dentre as diversas opções de preparo de refeições com esse super alimento, escolhemos as mais práticas e simples para te mostrar, olha só:
1. Edamame com homus
O edamame com homus é, basicamente, a receita tradicional do homus com adicional do edamame. Para 15 porções, você vai precisar de:
- 1/2 kg de grão de bico cozido;
- 1/2 kg de edamame cozido;
- 100 ml de água;
- Suco de limão;
- Pimenta e sal a gosto;
- 4 colheres de sopa de tahine;
- 2 dentes de alho amassados.
Bata todos os ingredientes no liquidificador e, quando tiver uma mistura mais consistente, despeje duas colheres de azeite e bata mais um pouquinho.
Se você gosta de grão de bico vai gostar também da nossa refeição de grão de bico com tofu!
2. Edamame frio
Edamame frio e muito bem temperado é uma receita deliciosa e MUITO fácil de fazer. Para isso, você vai precisar somente de:
- 500g de edamame;
- Azeite a gosto;
- Sal e pimenta a gosto.
Cozinhe o edamame até que os grãos subam até a superfície, depois disso escorra a água, espere gelar e tempere do jeito que achar melhor. Nada mal, não é?!
3. Arroz temperado com edamame
O arroz tempero com edamame é outra receita deliciosa e incrivelmente saudável. O arroz japonês dá um destaque a mais para a receita, mas a substituição pode acontecer facilmente. Para o preparo, você vai precisar de:
- 3 xícaras de arroz;
- 1 xícara de edamame;
- 3 colheres de sopa de wakame;
- 3 colheres de sopa de nametake;
- Sal e tempero a gosto.
Você pode incluir os ingredientes que você mais gosta e aqueles que mais combinam com arroz temperado: cenoura, milho, cebolinha e dar um toque final – no sabor e na coloração – com açafrão!
Edamame é um alimento riquíssimo em sabor e nutrição, sua ampla lista de benefícios colabora para que este seja um dos melhores alimentos para compor nosso prato. Apesar disso, muitas pessoas não conheciam a existência e o potencial do edamame. Prevenção de doenças, bom funcionamento intestinal e redução do colesterol ruim são alguns dos benefícios da soja verde.
Agora que você sabe tudo isso, é hora de colocar as receitas listadas em prática! Escolha a que mais combina com o momento e aproveite.
Ah! Não se esqueça de conferir nossas outras publicações do blog para ficar por dentro de dicas de alimentos fitness e – melhor ainda – saudáveis!
Leia a seguir: Dieta Low Carb – Um guia completo e com cardápio.