Emagrecer: Perca peso de forma saudável
Antes de iniciar este post é preciso dar um primeiro conselho para quem deseja emagrecer: não tenha pressa, ao contrário disso, sua tranquilidade fará toda a diferença no resultado do seu processo de emagrecimento! Afinal, é praticamente impossível perder em um mês os quilos adquiridos em anos. Segundo especialistas, o corpo possui uma memória do peso que a pessoa mais manteve em um período de tempo. Então, na prática, se a pessoa emagrece muito rápido, o organismo não irá reconhecer o novo peso repentino e fará de tudo para recuperar a perda. O processo de reeducação alimentar é, na realidade, a melhor forma de eliminar os quilos extras. Ao contrário das dietas rápidas, novos hábitos alimentares proporcionam uma vida mais saudável, produtiva e livre do famoso efeito sanfona.
Emagrecer inserindo novos hábitos
Segundo um estudo publicado no European Journal of Social Psychology, realizado por Jane Wardle, do University College de Londres, é preciso de 66 dias para transformar um novo objetivo em hábito. Após esse período, a nova prática seria realizada automaticamente, sem a necessidade de esforço. Essa proeza é explicada pela capacidade do cérebro em gerar novas conexões neurais, ou seja, a plasticidade cerebral é como uma esponja moldável, que continuamente vai reconfigurando o mapa cerebral. Essa mesma lógica funcionaria para eliminar peso ao trocar maus hábitos alimentares por novos e saudáveis.
Independente do objetivo no emagrecimento, se é estético, por motivo de saúde ou outra razão, as informações e dicas deste post irão auxiliar nesse processo. Estudar as formas de emagrecimento e manter-se informado para não cometer erros comuns também fazem toda a diferença no resultado final.
Então, como emagrecer?
Primeiro, procure um nutricionista. Mesmo que saibamos tudo que precisamos para emagrecer e tenhamos a nossa disposição um mundo de informações com a internet, esse profissional irá avaliar o seu caso, de modo específico. Irá solicitar exames e identificar o que é melhor para você, pois o que é bom para mim pode não ser para você. Além disso, é importante fazer uma avaliação corporal e saber o peso e medidas do próprio corpo, para posteriormente fazer um comparativo.
Escolha bons alimentos
Existe uma matemática bem simples para quem deseja eliminar quilos extras: é preciso ingerir menos calorias do que o corpo consegue gastar. Planejar o cardápio e escolher os alimentos que contribuem para o processo de perda de peso é uma das etapas mais importantes. É preciso também escolher alimentos nutritivos e que sejam naturais. Fuja dos industrializados, que além de conterem inúmeros aditivos químicos, não possuem quase nenhum nutriente. Recuse também alimentos com alto índice glicêmico e que são pobres em nutrientes, como os refinados, entre eles o arroz branco, pão branco, doces e açúcares em geral. Exclua também as frituras do cardápio. Alguns alimentos, em especial, facilitam ainda mais o emagrecimento pois ajudam a acelerar o metabolismo e a queimar calorias. Listamos alguns deles:
- Pêra
- Canela
- Batata doce
- Berinjela
- Arroz integral
- Grão de bico
- Aveia
- Farelo de trigo
- Pimenta
- Melancia
- Chá verde
- Nozes
- Linhaça
- Abacate
- Gengibre
- Brócolis
- Feijão
Hoje em dia é simples ter à mão refeições focadas em perda de peso, pois já é possível adquiri-las prontas. No site Panelinha Fit você encontra cardápios completos, do café da manhã a janta, com diversos kits para emagrecimento saudável.
Nunca sinta fome
Isso mesmo que você leu no título: para emagrecer você não pode, em hipótese alguma, sentir fome. As chances de você furar a dieta aumentam quando se está com muita fome. Por isso, carregue sempre consigo alimentos práticos e saudáveis para que não se corra o risco de cair em tentação. Outra estratégia valiosa é comer de três em três horas, assim você mantém o metabolismo ativo. Na prática, ao fazer isso o corpo evita “economizar” calorias para executar suas atividades diárias, pois sabe que de tempo em tempo alimentos chegarão. Além disso, ao ficar sem comer por mais de três horas, o organismo passa a liberar o hormônio cortisol, que provoca o aumento da gordura abdominal.
Beba muita água
Além de a água ser fundamental para a absorção dos nutrientes e eliminar impurezas, ingerir a quantidade de água recomendada ajuda a manter a pessoa saciada. O ideal é que um adulto consuma 0,035 litro (35 ml) de água por quilo de peso, enquanto as crianças, em média 0,055 litro (55 ml) por quilo de peso. Uma dica importante é beber água ao longo do dia e não em uma única vez.
Faça atividades físicas
Por último e não menos importante: faça uma atividade física que dê prazer! Não importa qual atividade, mas sim que se faça uma. Mesmo que você não tenha tempo o suficiente, reserve ao menos meia hora para essa atividade, pelo menos três vezes por semana. Atividades cotidianas como subir escadas, deixar o carro em casa para ir à padaria ou levar o cachorro para passear à noite já fazem a diferença. O importante é se movimentar!