Fechar busca

Digite o nome do produto

Digite o nome do produto e toque em Ir ou selecione um produto da lista.
R$ 0,00

Meu Carrinho

Indique amigos e ganhe R$ 40,00

A marmita congelada é uma excelente opção para quem deseja uma alimentação mais saudável e, para isso, está mudando seus hábitos. Elas são práticas para se consumir no dia a dia, podem ser levadas para outros lugares e te ajudam a poupar tempo cozinhando durante a semana.

Como a Panelinha Fit é especialista nesse tipo de preparo, nada mais justo do que te explicarmos o que há de mais importante sobre o tema para que consiga montar você mesmo sua alimentação para os dias mais corridos. Essa é mais uma das nossas dicas para uma alimentação equilibrada. Continue a leitura e confira mais detalhes!
 

Como fazer marmita congelada da maneira certa?


Engana-se quem pensa que preparar uma marmita congelada é uma tarefa sem muitos segredos. Principalmente para quem não tem tanta prática em cozinhar, esse pode ser um desafio. Mas não se preocupe, estamos aqui para te dar o caminho das pedras e evitar que qualquer problema acabe estragando seu estoque da semana!
 

1. Monte um cardápio com antecipação


Como o preparo das marmitas congeladas normalmente é para toda a semana, é necessário pensar com antecedência sobre quais serão as refeições nesse período. Assim, você poderá comprar todos os ingredientes e não passar nenhum perrengue por faltar algo que é importante para sua receita.

Com antecipação monte um cardápio

 

Um menu já pronto também te ajuda a variar mais nos pratos que irá preparar para cada refeição, evitando que enjoe dos alimentos no meio da semana e acabe recorrendo à um lanche nada saudável.

 

2. Higienize bem todos os alimentos

 

Se no consumo de alimentos no dia a dia já precisamos lavar muito bem todos os ingredientes, quando estamos preparando-os para serem congelados por dias é ainda mais importante ficar atento as esse ponto. Assim, evitamos qualquer tipo de contaminação em nossas marmitas.

Higienizar os alimentos

Pensando nesse ponto, também é indispensável secar bem cada ingrediente para que nenhum deles vá para o freezer com excesso de água e acabe deixando os outros alimentos com textura estranha, estragando todo o prato.

 

3. Busque uma forma segura de armazenamento

 

É necessário se preocupar em armazenar suas marmitas congeladas em potes de plásticos resistentes e que sejam bem vedados. Também é preferível que esses recipientes sejam com divisórias para que cada tipo de ingrediente fique separado, assim, além de não alterar o sabor, nada será estragado caso um desses libere muita água.

Segura armazenamento de forma

 

4. Atente-se ao tempero

 

Você sabia que os alimentos congelados acabam acentuando o gosto do sal? Pois é! Por esse motivo, é necessário tomar cuidado na hora de temperar cada ingrediente para que as refeições congeladas não acabem ficando salgadas demais quando for consumir, o que não seria bom nem para seu rim e nem para seu paladar!

Atente-se ao tempero

 

5. Preste atenção na forma de descongelar

 

Bom, essa não é exatamente uma dica para montar sua marmita, mas é tão importante quanto as outras porque o descongelamento incorreto pode contaminar os alimentos ou estragar o sabor da refeição. E, cá entre nós, ninguém merece almoçar algo que já está com uma textura estranha, não é?

Preste atenção na forma de descongelar

 

A forma correta de descongelar esses pratos é retirá-los do freezer horas antes de consumi-los e deixá-los dentro da geladeira. Em hipótese nenhuma deixe-os em temperatura ambiente, pois pode desandar toda a refeição e te fazer mal. Usar o micro-ondas também é uma opção, só não se esqueça de conferir se os potes em que estão as marmitas podem ser levados a esse eletrodoméstico.

 

O que colocar em uma marmita congelada?

 

São muitos os alimentos que podem ser inclusos em uma marmita congelada: arroz, feijão, macarrão, legumes, carnes, entre outros. O que recomendamos é segmentar as porções para que cada uma tenha os nutrientes necessários para te fornecer energia e força para as atividades do dia a dia.

Busque colocar 1 porção de carboidrato + 1 porção de proteínas + 2 porções de legumes ou verduras.

É claro que essas quantidades podem mudar caso tenha um cardápio para algum objetivo específico como hipertrofia ou emagrecimento. Por exemplo, quem está seguindo uma dieta Low Carb deve retirar os ingredientes com esse macronutriente e aumentar as quantidades dos outros.

Para entender exatamente quais as quantidades exatas que deve incluir nessas refeições, busque a ajuda de um nutricionista que poderá avaliar a melhor opção para você.

 

E o que não se pode colocar nas marmita congeladas?

 

Da mesma forma que é importante saber o que colocar em sua marmita congelada, é ainda mais essencial entender o que é melhor não armazenar dessa forma para comer durante a semana. Assim, não terá problema com um alimento estragando e tornando todo o restante do prato não consumível. Confira quais são esses ingredientes!

  • vegetais crus e saladas;
  • batatas;
  • macarrão sem molho;
  • qualquer receita com creme de leite;
  • queijos;
  • ovos cozidos;
  • maionese.

Apesar de muitas dessas opções serem deliciosas e nutritivas, a melhor escolha é consumi-las logo após prepará-las ou apenas sem congelá-las. Então, quando estiver montando seu cardápio semanal, considere esse fator para não incluir esses alimentos nos pratos que preparar!

 

Afinal de contas, vale a pena começar fazer você mesmo marmitas congeladas?

 

A única resposta que podemos dar é: talvez! As marmitas congeladas são sim uma excelente para quem está buscando uma alimentação mais saudável sem abrir mão da praticidade. No entanto, nem todas as pessoas conseguem preparar elas mesmas todas as porções que consumirão na semana.

 

Se não sabe se esse é o seu caso, reflita sobre as seguintes questões:

  • seu freezer tem espaço e potência para manter congelada tantas porções de alimento?
  • você terá tempo para preparar todas essas marmitas de uma vez?
  • você consegue preparar todos os pratos que precisa para seu plano alimentar?
  • em sua cara terá como armazenar todas as compras necessárias para preparar as porções semanais?
  • sua cozinha possui os utensílios necessários para preparar todas essas porções?
  • você está sendo orientado por um profissional da nutrição?

Todos esses pontos podem ser uma complicação para que você possa iniciar esse hábito, no entanto, isso não precisa ser um impedimento para melhorar sua alimentação. Conte com uma empresa especialista em marmitas congeladas saudáveis e receba esses pratos diretamente em sua casa.

 

Conheça as opções de marmitas congeladas da Panelinha Fit, entre em contato com nossa equipe e descubra mais sobre os kits que pensados para cardápios para diversos objetivos! Acompanhe também nossas publicações para sempre você estar sempre atualizado com as melhores dicas para sua reeducação alimentar!