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Conta pra gente: você sabe se o seu metabolismo é lento ou acelerado?

 

Quando esse é o assunto, uma série de dúvidas surgem! Existe um meio-termo saudável quando falamos da saúde e do funcionamento metabólico corporal? Ter um metabolismo lento é prejudicial à saúde? Engorda?

 

Com o propósito de te ajudar a entender melhor esses processos bioquímicos do seu corpo, ainda te capacitar a cuidar melhor da sua saúde, a Panelinha Fit irá responder todas suas dúvidas nesse artigo. Vamos lá?

 

Antes de tudo, o que é metabolismo?

Metabolismo é a nomenclatura dada ao conjunto de reações bioquímicas que ocorrem no organismo. Elas servem para controlar a síntese e a degradação de substâncias no nosso organismo.

 

De uma forma menos científica e mais didática, metabolismo é o processo de quebra de alimentos para obtenção de energia, por exemplo, sendo esta uma de suas funções. Basicamente, seu metabolismo controla os recursos materiais e energéticos de seu organismo de maneira a suprir suas necessidades biológicas, estruturais e energéticas.

 

Funções do metabolismo

Nós já citamos uma que é a obtenção de energia para o corpo humano, porém existem várias outras que valem ser citadas, e acontecem por meio da catalisação (explicaremos mais a frente) de enzimas:

 

  • obtenção de energia química;
  • conversão de moléculas de nutrientes ingeridos em precursoras de macronutrientes;
  • produção de macromoléculas;
  • síntese e degradação de biomoléculas.

 

Tipos de metabolismo

Antes ainda de falarmos sobre o metabolismo lento, é preciso entender que o metabolismo tem duas vias metabólicas: o catabolismo e o anabolismo, significando isso:

 

  1. catabolismo: via degradativa, ou seja, a energia liberada pela via catabólica para atividades;
  2. anabolismo: via biossintética, que diz respeito ao consumo de energia (essencial para o processo de crescimento e manutenção do organismo).

 

Relação do metabolismo e o peso

O metabolismo é relacionado a funções orgânicas, mas comumente é associado a questões corporais, e isso se dá porque o peso de um indivíduo é determinado pelo balanço energético dele, ou seja, tudo que se consome durante o dia (calorias) influencia no gasto calórico.

 

Se a pessoa consome mais calorias do que gasta, o gasto calórico é menor, e assim também o balanço energético. E vice-versa.

 

A relação do metabolismo e o peso se dá justamente pelo catabolismo e anabolismo: energia liberada durante a ingestão e energia que o organismo utiliza.

 

O que é idade metabólica?

Precisamos entender isso para falarmos sobre o metabolismo lento, ok? A idade metabólica é uma média entre a energia que o corpo necessita para manter os sistemas corporais ativos (taxa metabólica basal) e essa taxa metabólica basal de outros indivíduos de idade cronológica aproximada a sua. O cálculo se dá por três fatores:

 

  • composição corporal;
  • circunferência da cintura;
  • pressão sanguínea em repouso.

 

Finalmente: o que é metabolismo lento?

Agora que você entendeu o que é idade metabólica, também percebeu que o metabolismo é super particular de cada indivíduo.

Assim sendo, quem possui o metabolismo lento demonstra dificuldades em digerir alimentos, e isso faz com que o corpo leve bem mais tempo para receber os nutrientes necessários para manter o organismo ativo, e por isso demora mais também para transformar as calorias ingeridas em energia.

 

Sabe o acúmulo de gordura que você tanto reclama e, por vezes, nem sua dieta mais restritiva não te ajuda a eliminar? Pode ser o seu metabolismo lento.

 

Sinais de que seu metabolismo está lento

 

Sinais de seu metabolismo está lento: atente-se!

Se você se pergunta como saber quando seu metabolismo está lento, aqui vai sua resposta:

 

  • tem notado ganho de peso com facilidade?
  • observa dificuldade para perder o peso extra?
  • tem ganho de peso, mesmo com uma alimentação restritíssima?
  • passou a acumular gorduras em novas áreas do seu corpo?
  • notou celulite em lugares que não possuía antes?
  • seus calcanhares estão rachados e você tem quedas notáveis de cabelo?

 

Bom, esses são sinais gritantes de que seu metabolismo pode estar lento, mas não é você que pode diagnosticar isso. Por isso, ao notar mais de duas das hipóteses acima ocorrendo com seu corpo, procure um especialista – uma ou um endocrinologista – e faça um checkup completo!

Ah, e um nutrólogo ou nutricionista também será indispensável!

 

Quais são as causas do metabolismo lento?

Novamente replicamos que não somos especialistas no assunto, mas podemos destacar alguns hábitos que deixam seu metabolismo lento:

 

  • dormir pouco;
  • beber pouca água;
  • ficar muito tempo sentado;
  • pular o café da manhã;
  • não praticar nenhum tipo de atividade física.

O que fazer quando o metabolismo é lento

 

O que fazer quando o metabolismo é lento?

Assumindo o risco de sermos repetitivos: procure ajuda profissional, antes de tudo!

 

Mas vamos também indicar uma mudança de hábitos que podem te ajudar a acelerar o seu metabolismo lento – quase parando:

 

  • invista em pratos mais coloridos: diversifique os alimentos nas suas refeições! (a Panelinha Fit tem várias opções, hein!)
  • consuma gorduras boas;
  • capriche no consumo de fibras, vitaminas e sais minerais (moderadamente);
  • o carboidrato não é seu inimigo, é apenas consumir a quantidade adequada;
  • ingira fibras;
  • pratique exercícios físicos regularmente.

 

Apenas um profissional da saúde como um endócrino, nutricionista ou nutrólogo conseguirá te dizer, ao certo, qual a velocidade do seu metabolismo e como agir corretamente se ele estiver lento. E olha, muito embora o metabolismo lento seja relacionado ao ganho de peso, é possível emagrecer se você balancear seus fatores energéticos. Não é o seu metabolismo que te engorda ou emagrece, ok?

Mas como somos apaixonadas pelos nossos leitores, temos 8 dicas para acelerar o metabolismo e emagrecer com saúde! Fique de olho em nosso blog!