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A dieta do ovolactovegetarianismo consiste no consumo de bens vegetais somado ao consumo de ovos e leite e seus respectivos derivados. Esse tipo de dieta é ideal para quem busca cortar a carne de sua dieta sem enfrentar dietas altamente restritivas.

 

Ela é muito mais fácil de praticar, em comparação com outros modelos de dietas vegetarianas. Você vai redescobrir seu paladar entre uma enorme possibilidade de receitas saudáveis e muito saborosas.

 

Quais são os benefícios do ovolactovegetarianismo?  

 

Quais são os benefícios do ovolactovegetarianismo?

Aderindo a essa dieta, você irá encontrar um enorme conjunto de benefícios para a sua vida. Vamos descobrir alguns deles? 

 

 

Mais saúde

 

Cortar a carne de sua dieta faz uma diferença que talvez você não imagine. Você só tem a ganhar para a qualidade de sua saúde. Dietas vegetarianas em geral já diminuem consideravelmente a predisposição para o desenvolvimento de problemas relacionados ao colesterol alto, ajudam a controlar melhor a pressão e ainda são altamente indicadas para quem lida com a diabetes mellitus ou quer evitá-la.

 

 

Maior criatividade e consciência alimentar

 

O foco em vegetais garante um suprimento maior e mais diverso de nutrientes, e na medida em que você elabora suas dietas, se torna mais consciente sobre a contagem de proteínas e carboidratos, ganhando mais consciência alimentar e, consequentemente, uma melhor manutenção do peso, assim como a facilidade no emagrecimento sem dietas mirabolantes. 

 

As dietas ovolactovegetarianas são ideais para complementar com qualidade diversos tipos de dietas, como a low carb, oferecendo uma variedade de oportunidades saborosas e criativas para você elaborar e se deliciar na cozinha.

 

Maior disposição

 

Alimentos como proteína animal e carboidratos simples têm um processamento rápido mais com alta demanda pelo corpo, o que faz com que fiquemos indispostos e que acabemos tendo fome mais cedo.

 

Um problema que pode afetar tanto nossa energia durante o dia quanto a sensação de fome, o que pode se transformar em uma bola de neve, onde o consumo de alimentos rápidos se torna um hábito com grandes chances de ganho de peso. 

 

Já com uma dieta vegetariana, a maior parte dos alimentos têm uma absorção mais gradual, liberando energia ao longo do dia e oferecendo uma reserva mais produtiva para momentos de grande intensidade. O consumo das fibras alimentares presente no vegetais também faz muito bem para o fluxo intestinal, evitando o sentimento de inchaço e também de constipações.

 

Mais econômico

 

A carne é um bem de consumo com um preço bastante sensível a muitas variáveis, assim, ela torna cada dia mais cara, enquanto uma dieta baseada em vegetais pode contar com variedade de acordo com os diferentes períodos de produção.

 

É possível se alimentar bem o ano todo sem gastar muito, aproveitando os vegetais da época, consumindo de maneira local e aprendendo a ter um aproveitamento máximo de cada alimento.

 

Mais consciência social


O ovolactovegetarianismo tem um importante fator de sustentabilidade, uma vez que abre mão da carne, que tem um dos ciclos produtivos mais dependentes da água. Porém, mais do que isso, a carne também representa um nível industrial de exploração animal com consequências terríveis. Em relação aos ovos e derivados do leite, é sempre possível consumir de maneira local, bens frescos, que financiam uma atividade mais orgânica, segura e controlada.

 

Como se tornar ovolactovegetariano

 

Como se tornar ovolactovegetariano

Essa jornada de transição pode não ser tão simples, mas é algo importante e necessário pelos diversos motivos que elencamos neste post. Você poderá se sentir muito melhor física e psicologicamente dando esse passo.  A transição pode acontecer de diferentes maneiras:

 

 

Consulte um nutricionista

 

O primeiro passo para qualquer mudança em sua dieta é consultar um nutricionista. Esse especialista vai mapear suas principais necessidades alimentares e criar um roteiro adequado para que você mantenha uma rotina de alimentação que não deixe faltar nada. Informe sua intenção ao especialista e conversem sobre as melhores maneiras de fazer a transição.

 

Mude gradualmente

 

A carne, assim como carboidratos simples e açúcar, pode ter um aspecto viciante. O corpo pode estranhar uma mudança súbita em alguns organismos onde ela era parte central da dieta, então se esse é seu caso, vale a pena dar esse período de adaptação.

 

Se informe sobre os alimentos

 

É importante criar o hábito de contar nutrientes. Com uma busca rápida você consegue presumir sua média diária dos principais nutrientes e como distribuir seu consumo por dia. Pesquise, crie algumas receitas, entenda como preservar mais nutrientes nos alimentos, tudo isso vai ser especialmente importante para suplementar ferro e vitamina B12.

 

 

Invista no sabor

Prato com tomates e uma torta ao lado

Pode ser que no início você sinta o impacto da falta de carne no paladar, e que muitas pessoas torçam o nariz para a alimentação vegetariana. Mas a verdade é que ela é repleta de possibilidades.

 

Vale lembrar que todos alimentos de carne podem ser substituídos tanto nutricionalmente quanto em relação ao sabor por soja e outros alimentos que, quando bem condimentados, são capazes de replicar qualquer sabor que você procurar.

Invista em marmitas fitness para se deliciar e ir aprendendo diferentes possibilidades. Mudar a alimentação não precisa ser um sacrifício, pelo contrário: pode ser uma experiência ótima!

 

Aproveite para cortar outros alimentos

 

A carne traz uma série de complicações para a saúde e, aproveitando sua consciência alimentar, você pode também repensar outros alimentos, como o açúcar e os carboidratos simples, por exemplo. Uma dieta que restrinja estes 3 alimentos causa uma revolução na saúde, e você vai encontrar diversas alternativas para cada um deles, cheias de sabor e maior qualidade de vida.

 

Aqui na Panelinha Fit você vai aprender uma série de receitas deliciosas e saudáveis para transformar sua qualidade de vida, é só ficar ligado no nosso blog para aprender mais sobre hábitos saudáveis e como preparar diversos pratos incríveis!