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A retenção de líquido é comum para a maioria das pessoas, mas muitas delas ainda não sabem identificar seus sintomas. Estes podem ser desde os mais discretos até os mais preocupantes, como dores nas costas e falta de ar. Por sorte, as alternativas para acabar com esse problema são fáceis de serem adotadas.

 

Por outro lado, saber o que é, as causas e como identificar a retenção de líquido não é uma tarefa simples. Pensando nisso, selecionamos todas as informações necessárias para você entender de uma vez por todas se está sofrendo ou não com as consequências dessa condição.

Nesta publicação, você entenderá o que é, as causas, sintomas, como identificar e, ainda, 5 dicas infalíveis para acabar de vez com a retenção de líquido. Vamos lá!

 

O que é retenção de líquido?

 

A retenção de líquido é a concentração elevada de líquidos no organismo, causando inchaço irregular principalmente nos braços, pernas e abdômen. A procura de um médico deve ser feita quando os sintomas estiverem em destaque, principalmente quando:

 

  • o rosto estiver com as pálpebras inchadas;
  • houver dores significativas na cabeça, peito, pernas e abaixo das costelas;
  • houver falta de ar ou febre;
  • houver formigamento nas regiões afetadas.

 

suco vermelho

 

O que causa a retenção de líquido?

 

A retenção de líquido acontece por alguns motivos: o excesso de sódiofalta de exercícios físicos e pouco consumo de água são os principais causadores, mas não os únicos. A maioria das mulheres no período de gravidez também sofrem com a retenção de líquido, assim como na TPM, quando há alterações hormonais significativas.

 

Além disso, a retenção de líquido pode ser recorrência de outras causas, como:

 

  • ficar longos períodos em uma mesma posição;
  • usar medicamentos que corroboram para o acúmulo de líquidos;
  • insuficiência renal e hepática;
  • doenças cardiovasculares: insuficiência venosa, cardíaca e pressão alta.

 

Como identificar a retenção de líquido?

 

Os sintomas da retenção de líquido são evidentes em sua maioria, alguns mais comuns e moderados do que outros. Assim que percebido essa junção de sintomas, recomenda-se uma visita a um profissional imediatamente:

 

  • ir ao banheiro poucas vezes ao dia;
  • inchaço, principalmente, nas pernas, braços e rosto;
  • vermelhidão e febre;
  • dor de cabeça;
  • dor no peito;
  • falta de ar.

 

Beber água é uma das soluções mais certas quando o assunto é retenção de líquido. Mas afinal, será que água e suco possuem o mesmo efeito? Fizemos uma publicação esclarecendo essa dúvida, confira: Hidratação com água ou suco? Qual o melhor?

 

5 passos para acabar com a retenção de líquido

 

Agora que você conhece as principais informações sobre retenção de líquido, é hora de entendermos como acabar com esse problemas e, mais do que isso, evitar que ele se repita.

 

suco verde

 

 

1. Beba muita água

 

O primeiro e principal passo para acabar com a retenção de líquido é beber bastante água. Aqui, também vale ressaltar a importância de ingerir chás diversos como diuréticos. A ingestão de mais líquidos faz com que nosso organismo sinta mais necessidade de ir ao banheiro, levando embora as toxinas que corroboram com a retenção de líquidos. A quantidade indicada de líquidos (água, suco e chá) por dia é de, no mínimo, dois litros.

 

Veja mais sobre a importância da água no combate a perda de peso, nesta publicação: "Como a água pode te ajudar a emagrecer".

 

2. Tenha uma alimentação balanceada

 

A segunda etapa é ter uma alimentação saudável e balanceada. O sal é um dos principais inimigos da retenção de líquido e deve ser evitado sempre que possível. Ter uma alimentação saudável vai além de evitar e se livrar da retenção de líquido, mas, também, é importante para manter a saúde do nosso organismo em dia.

 

Inclusive, fizemos uma publicação inteira destinada a isso, confira: "Dicas importantes para começar a ter uma alimentação saudável."

 

3. Pratique exercícios físicos

 

A prática de exercícios físicos regularmente colabora de forma direta no combate à retenção de líquido. Eles ajudam no bom funcionamento do nosso organismo, reduzindo os inchaços e eliminando a urina com mais velocidade e facilidade. Invista nos exercícios funcionais como corrida, caminhadas e bicicleta.

 

4. Drenagens linfáticas podem ajudar

 

As massagens com drenagens linfáticas são ótimas alternativas para quem deseja acelerar o processo. Essa técnica funciona também como forma de eliminar medidas e excessos de fluidos do organismo.

 

5. Faça a ingestão de Vitamina B6

 

Para mulheres no período pré-menstrual, foi comprovado que a vitamina B6 pode ser uma grande aliada no combate aos sintomas da retenção de líquido. Os principais alimentos com vitamina B6 são bananas, ameixa, cenoura e batatas em geral. Além disso, a vitamina também colabora em outras funções do nosso organismo, junto a formação de glóbulos vermelhos.

 

A retenção de líquidos é extremamente comum entre a maioria das pessoas, especialmente entre as mulheres no período pré-menstrual e na gravidez. Felizmente, o diagnóstico é facilmente feito e as alternativas para acabar com esse problema também são simples, podendo ser feitas no dia a dia.

 

Gostou das nossas dicas? Não deixe de conferir também nossas outras publicações sobre o universo gastronômico e fitness. Até a próxima!