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Blog Panelinha Fit

Estudos recentes da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que as doenças que mais matam brasileiros estão relacionadas ao estilo de vida. A má alimentação está entre as principais vilãs do modo de viver contemporâneo. Ingerir alimentos saudáveis pode contribuir para reduzir - e muito - uma série de doenças. Mais que isso, uma alimentação natural e rica em nutrientes irá possibilitar uma vida com muito mais vitalidade no dia a dia.    

 

Se na década de 30 as doenças que mais matavam eram as parasitárias (46% das mortes), hoje a realidade é totalmente outra. As doenças cardiovasculares, câncer, problemas endócrinos, respiratórios e do aparelho digestivo estão no topo do ranking da mortalidade no Brasil. E o que está ao nosso alcance para mudar esse cenário? 

 

Alimentação saudável pode ser uma das respostas.

 

Para você, o que significa uma boa alimentação? Para a Panelinha Fit, uma boa alimentação é ingerir todos os nutrientes necessários para garantir o suprimento das necessidades diárias do corpo e assim viver com qualidade de vida em toda sua plenitude. É por isso que a missão de vida da Panelinha é facilitar a rotina, levando alimentação saudável e equilibrada às pessoas. São várias opções de refeições, inclusive voltadas a reeducação alimentar, todas preparadas por nosso chefe de cozinha e pensadas por nossa nutricionista.    

 

Transformando a boa alimentação em um hábito


Estudos já provaram que para algo se tornar um hábito é necessário, em média, 66 dias. É claro que esse número muda de um indivíduo para outro. Foi a essa conclusão que chegou o psicólogo Jeremy Dean em suas pesquisas sobre como o cérebro funciona ao fazer escolhas. 

 

Primeiramente é necessário escolher o novo hábito, nesse caso estamos nos referindo ao hábito de se alimentar bem. Em seguida, vem a persistência e a inserção do novo hábito. Nesse processo, o cérebro, que é moldável, irá se reorganizar e instalar a programação que mais foi repetida nos últimos dias. Isso significa que após esse período, não será mais nenhum esforço ingerir alimentos saudáveis.

 

Quanto mais colorido o prato melhor


Quanto mais cores tiver uma refeição, mais rica em nutrientes ela será. O prato ideal deve ser composto 50% de vegetais crus e cozidos, 25% de proteína e os outros 25% de carboidratos. Outra importante referência de alimentação saudável é a pirâmide alimentar, que serve para auxiliar as pessoas sobre quais alimentos devem ser consumidos, bem como suas porções adequadas. A pirâmide é dividida em quatro níveis e oito grupos alimentares. A dinâmica funciona assim:

 

Nível 1 (Topo da pirâmide)

  • Óleos e gorduras

  • Açúcares e doces

  • Quantidade diária: 2 porções ao dia

 

Nível 2

  • Carnes e ovos - 3 porções ao dia

  • Leite e derivados - 1 porção ao dia

  • Leguminosas - 1 porção ao dia


Nível 3

  • Frutas - 3 porções ao dia

  • Verduras e legumes - 3 porções ao dia


Nível 4 (base da pirâmide)

  • Cereais, pães, raízes e tubérculos - 6 porções ao dia

 

Importância da hidratação


Para a boa alimentação fazer sentido no corpo de uma pessoa a hidratação tem papel fundamental.  A água é responsável pelo bom funcionamento do organismo e, mais do que isso, é dela a função de absorver e transportar todos os nutrientes que ingerimos.  A água chega a representar 80% do peso total do ser humano, ou seja, a água é fundamental para a nossa existência.

A quantidade ideal de água varia de pessoa para pessoa, mas, em média geral, é necessário no mínimo a ingestão de 2 litros por dia. Para saber a quantidade ideal de cada organismo, basta fazer o seguinte cálculo: multiplicar 35ml pelo peso corporal da pessoa. Se a pessoa pesa 45 kg, deve ingerir 1,5l por dia.


Quer saber mais informações sobre alimentação saudável e aprender a se alimentar ainda melhor? Acesso ao nosso e-book com informações completas sobre a boa alimentação.