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Muitas vezes, a correria do dia a dia não nos permite pensar em um café da manhã saudável. Pra você ter uma ideia, o corpo gasta em média 40 a 60 kcal a cada hora de sono, o que significa que acordamos com um déficit muito grande e que deve ser suprido.

 

Se você deseja manter uma rotina alimentar saudável, tenha em mente que o café da manhã não pode ser deixado de lado.

Quer entender a importância de um café da manhã saudável e ainda conferir dicas para incorporar alimentos logo no início do seu dia? Então continue a leitura e confira tudo que a Panelinha Fit preparou para você arrasar nessa etapa alimentar tão importante.

 

Qual é a importância do café da manhã?

 

É comum o ditado "tomar café da manhã como um rei e almoçar como um príncipe", o ditado popular pode conter mais ensinamento para sua saúde do que parece! A verdade é que, quando acordamos, nosso corpo está com níveis nutricionais muito baixos e devem ser supridos de maneira adequada.

A importância do café da manhã

 

Ignorar essa refeição nas primeiras horas do dia não é nem um pouco interessante para o nosso organismo, que já usou grande parte de suas reservas nutricionais e precisa de mais combustível. Além disso, um bom café da manhã entrega tudo que precisamos para chegar com tudo nas atividades do dia e até naquele treino matinal!

 

Vale lembrar ainda que estamos falando de um café da manhã saudável e nutritivo, aquela pizza que sobrou na noite anterior não conta, ok?

 

O que é mais saudável no café da manhã?

 

Agora que você já entende a importância de um café da manhã saudável, pode estar se perguntando o que deve estar presente nessa refeição. Alguns grupos de alimentos variados entregam tudo aquilo que nosso organismo precisa sem abrir mão do sabor, confira os nomes:

O que é mais saudável no café da manhã ?

 

  • Fontes de carboidratos (pães integrais, frutas, tapioca);
  • Fontes de proteína (cottage, iogurte natural, ovo);
  • Leite de amêndoas, leite de coco em pó, castanhas;
  • Chia, aveia, linhaça.

Como abrir apetite pela manhã? Confira 3 dicas simples!

 

Muitas pessoas até desejam alcançar e manter uma alimentação equilibrada em suas rotinas, mas acabam negligenciando o café da manhã por diversos fatores. A falta de tempo, planejamento e fome então entre as principais, mas tem um jeito de contornar isso, veja:

Como abrir apetite pela manhã

 

1- Coma comidas leves no jantar

 

Sabe quando você come um alimento pesado na noite anterior e acorda com mais cansaço do que quando foi dormir? Isso acontece porque o corpo emprega muita energia e esforço para digerir a comida, o que também impacta na fome que temos pela manhã. Priorize um jantar leve e evite frituras ou alimentos com muito sódio para ter mais fome pela manhã!

 

2- Atenção aos horários

 

Nosso corpo funciona por condicionamento, então respeitar os horários de cada refeição e ajuda seu organismo entender o momento certo de "ficar com fome". Aplique essa ideia principalmente no café da manhã, quando temos mais chances de querer adiantar outras tarefas e atrasar a refeição.

 

3- Adote estratégias para driblar a falta de tempo

 

A correria do dia a dia acaba pegando todo o tempo que colocaríamos no preparo das refeições. Adotar estratégias simples, como uma receita rápida e que pode ser ingerida no carro não tem nada de errado, pelo contrário! Indicamos uma deliciosa panqueca de abobrinha que pode ser feita rapidamente com a ajuda do liquidificador.

 

Não conhece? Acesse nosso post sobre receitas com abobrinha fit e conheça essa e muitas outras opções interessantes para incrementar no seu cardápio. Aproveite o alto valor nutricional desse legume logo no início do seu dia!

 

O que comer no café da manhã para perder peso?

 

Um café da manhã saudável pode ser seu grande aliado na perda de peso, isso porque alguns alimentos possuem a capacidade de regular os níveis nutricionais sem atrapalhar o progresso dos treinos. As frutas cítricas, por exemplo, ajudam a regular a fome durante o dia e possuem muito poucas calorias. Sem dúvida uma ótima combinação!

 

As fibras presentes nesses alimentos controlam a saciedade e ainda cooperam para a regulação do intestino. Vale citar ainda as bebidas derivadas de soja, arroz e aveia, que servem como fonte de cálcio e substituem o clássico leite integral. A versão desnatada do leite também é muito bem-vinda no seu café da manhã.

 

Para finalizar, os alimentos integrais são outros que fazem a diferença na refeição de quem deseja eliminar algumas medidas na balança. Como eles não passam por processos de refinamento, a quantidade de vitaminas, fibras e minerais é muito grande. Controle sua fome ao longo do dia com a ajuda desses alimentos.

 

Como fazer um café da manhã nutritivo?

 

Além de priorizar alimentos de qualidade e que abrangem os diferentes grupos de nutrientes, procure sempre respeitar seu organismo e colocar a saúde em primeiro lugar. Frutas, alimentos integrais e o clássico ovo vão te ajudar a montar um café da manhã saudável e saboroso, esse último possui até sua própria dieta!

 

Como fazer um café da manhã nutritivo

 

A dieta do ovolactovegetarianismo é fácil de aplicar e tem ajudado muitas pessoas que desejam parar com o consumo de carne nas refeições. Acesse nosso post exclusivo sobre o assunto e entenda todos os benefícios, além de dicas para adotar em sua rotina.

 

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