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Já se perguntou qual a diferença entre veganismo e vegetarianismo? Com a popularização desses tipos de alimentação, cada vez mais pessoas buscam entender esses dois termos que, a primeira vista, parecem se tratar da mesma coisa. Apesar disso, eles são apenas alguns dos diversos hábitos alimentares que vêm ganhando os holofotes nos últimos anos.

 

Aqui não estamos falando de mudanças no cardápio por restrições de saúde como é o caso dos celíacos ou dos intolerantes a lactose, muito pelo contrário. Estamos falando de pessoas que, mesmo sem alergias ou problemas desse tipo, optam por dietas restritivas como a alimentação Low Carb – a alta redução de consumo de carboidratos – ou a Cetogênica, que aumenta o consumo de gordura.

 

De certa forma, podemos falar que tanto os vegetarianos quanto os veganos também são adeptos de dietas restritivas. Vamos te explicar o porquê. Continue com a Panelinha Fit e saiba tudo de mais importante sobre esse assunto!

 

Qual a diferença entre veganismo e vegetarianismo? Nós te explicamos!

Ouviu esses termos por aí e não entendeu o motivo deles não se referirem a mesma ideia? De maneira resumida, podemos falar que a grande diferença entre os dois termos é o nível de restrição de cada uma dessas alimentações. Veja as características de cada um deles para tirar essa dúvida de uma vez por todas!

Prato de comida vegetariana com o título "o que é vegetarianismo?" acima

 

O que é vegetarianismo?

Esse é um tipo de alimentação em que se exclui todo o tipo de proteína animal. Ou seja, vegetarianos não comem carne bovina, suína ou de aves. Isso inclui também deixar de se alimentar de pescados ou frutos do mar. Apesar do que pensam, essa dieta restringe muito além dos cortes com carne vermelha.

 

Há quem busque essa alimentação como uma ferramenta para o auxílio na perda de peso, pois a proteína animal apesar de muito nutritiva, pode conter muita gordura. Também existem aqueles que são vegetarianos por questões relacionadas a defesa animal.

 

Mas, você sabia que nem todos que praticam essa dieta se alimentam da mesma forma? Mesmo dentro dessa classificação, existem divisões pelo grau de restrição de cada cardápio, é uma questão de escolha pessoal. Saiba as divisões do vegetarianismo:

 

  • Ovolactovegetarianismo: é o tipo que consome laticínios, ovos, mel e outros produtos de origem animal, sua restrição é apenas com a proteína, ou seja, a carne;
  • Ovovegetarianismo: aqui os laticínios e derivados saem de cena, sendo excluídos tanto quanto a carne. Os pratos de ovovegetarianos são compostos de ovos e vegetais de todos os tipos;
  • Lactovegetarismo: o cenário se inverte, sendo liberados o leite, queijos, entre outros produtos lácteos e sendo proibido carne e ovos.

Alguns vegetarianos mais estritos ainda retiram de seu cardápio todos os laticínios e também os ovos, permitindo apenas o consumo de mel. O que acha sobre essas categorias? Se você se interessou, falamos mais sobre uma delas em nosso post O que é ovolactovegetarianismo, seus benefícios e como aderir a essa dieta!

Prato de comida vegana com o título "o que é veganismo?" acima

 

O que é veganismo?

Mais restritivo que a alimentação anterior, os veganos retiram de sua dieta tudo o que possui origem animal. Mel, gelatinas, laticínios e todos os outros alimentos produzidos por alguma espécie são retirados da lista de compras, mesmo que o bichinho não precise ser sacrificado para o consumo.

 

A questão do veganismo não para na alimentação. Esse movimento leva um estilo de vida no qual não consome outros produtos que causem algum dano aos bichos. Ele restrige o uso de cosméticos e outros itens que são testados em animais. Também não apoiam ou vão a rodeios e outros eventos que os usam como entretenimento.

 

Se gostou desse estilo de dieta, confira nosso guia para saber como começar a ter uma alimentação vegana!

 

Afinal, vegetarianos e veganos têm uma alimentação saudável?

A resposta é sim, eles têm uma alimentação saudável. As pessoas que optam por esse tipo de dieta não têm nenhum tipo de déficit se comparado a quem consome carne diariamente. Isso, é claro, se ela fizer um acompanhamento com nutricionista como todos devem fazer. Dessa forma, saberá como consumir todos os nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo.

 

Tigela de cereais com o título "Então o que vegano e vegetariano come?"

 

Então o que vegano e vegetariano come?

Sabemos que a carne é uma rica fonte de proteína, certo? Mas não pense que elas são os únicos ingredientes com essa característica. Existe diversos substitutos para prover a quantidade mínima dos macronutrientes que precisam estar presente em um prato saudável. Podemos citar, por exemplo, o tofu, o feijão, grão de bico e a lentilha.

 

E se o problema for a saudade do gosto da carne, existem versões veganas disponíveis no mercado. Ou seja, é possível preparar um prato de frango sem quebrar sua dieta restritiva.

 

Além da proteína, todos os outros nutrientes básicos para nossa saúde podem estar presentes em uma refeição de um vegetariano ou vegano. Temos deliciosas e variadas fontes de carboidratos, fibras, vitaminas e minerais em vegetais. Por exemplo, um prato tradicionalmente brasileiro como o arroz e o feijão, combinados com brócolis e salada de folhas verde escuras fica delicioso e não possui nenhum déficit nutricional.

 

Agora você sabe a diferença entre veganismo e vegetarianismo, e já pode até mesmo começar a experimentar pratos que estão inclusos nesse tipo de dieta – a Panelinha Fit tem excelentes opções! Estamos sempre trazemos novos conteúdos que ajudam a sua saúde e sua alimentação, acompanhe o blog e não perca nenhuma dica.

 

Confira também o nosso Top 10 alimentos ricos em Zinco para ficar por dentro de opções de ingredientes com esse nutriente tão importante!