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Quem não adora um docinho? Mas, em excesso, o açúcar pode trazer danos à saúde. Regule o seu açúcar com as sobremesas saudáveis!

 

 

O açúcar comum, também conhecido como sacarose, é um carboidrato encontrado tanto em alimentos naturais quanto nos industrializados. Está presente, em grandes quantidades, em biscoitos, chocolates, refrigerantes e muitos outros doces. Isso significa que o açúcar vai muito além do conhecido granulado branco que usamos para adoçar o café, por exemplo.

O açúcar branco é produzido a partir do melado da cana-de-açúcar e passa por diversos processos de refinamento até alcançar a cor branca e sabor suave que estamos conhecemos.

Existem ainda outros tipos, como o açúcar mascavo, que não é refinado como o branco e tem suas propriedades nutritivas mantidas. O açúcar demerara passa por um processo mais simples, e também consegue manter seus nutrientes. As alternativas mais saudáveis são o açúcar de coco, que é produzido a partir da seiva das flores da palma de coco e apresenta baixos índices glicêmicos, e por fim a frutose, o açúcar natural encontrado em frutas.

A Organização Mundial da Saúde aponta que apenas 10% de todos os carboidratos consumidos no dia devem ser provenientes do açúcar. O que seria, em média, 25g a 50g por dia. Em uma dieta saudável esse percentual deve ser ainda menor.

O consumo de açúcar está diretamente associado à produção de serotonina, um importante neurotransmissor que, entre muitas outras funções, está relacionado a regulação do sono e do humor. Mesmo ativando esse neurotransmissor, consumir esse carboidrato em excesso pode trazer danos ao organismo.

 

 

Perigos do alto consumo de açúcar

 

Um dos principais problemas associados ao alto consumo de açúcar são as cáries, que causam a desmineralização da estrutura do dente, provocando muita dor e, em casos mais graves, até perda do dente. Além dos problemas odontológicos, a sacarose pode ainda trazer malefícios para o organismo como um todo.

A obesidade, por exemplo, é uma das complicações mais graves causadas pelo consumo excessivo de açúcar e outros alimentos. Considerada por algumas instituições de saúde como uma epidemia mundial, o excesso de peso ainda é um fator de risco para o desenvolvimento de doenças crônicas, como problemas cardiovasculares, hipertensão e até mesmo alguns tipos de câncer.

Comer açúcares em grande quantidade, também pode sobrecarregar o pâncreas, órgão que produz constantemente insulina para manter os níveis corretos de glicose no sangue. Quando essa produção não atende a necessidade do corpo, pode ocorrer a diabetes tipo 2.

 

 

Como diminuir o açúcar no dia a dia

 

O primeiro passo para diminuir a sacarose na sua rotina é cortar a adição do açúcar branco. O açúcar mascavo, em alguns casos, pode ser uma opção para melhorar sua dieta. Mesmo a opção orgânica deve ser consumida moderadamente.

Adoçantes artificiais também podem ser uma alternativa viável. Mas o mais importante é manter sempre uma dieta balanceada, com variação de alimentos e baixo consumo de industrializados. Evite também sobremesas como pudins, pães açucarados, bolos, bebidas como refrigerantes e sucos processados.

Para quem não abre mão de um docinho, uma alternativa são os doces funcionais, diets ou lights. No cardápio da Panelinha Fit você encontra diversos doces sem açúcar, mas com muito sabor!

 

 

Sobremesas Panelinha Fit: saudáveis e saborosas

 

Aqui na Panelinha Fit você encontra sobremesas saudáveis zero açúcar, com muito sabor. Confira algumas deliciosas opções:

Bolinho de cenoura com chocolate. Um clássico da culinária brasileira, 90g com apenas 166 calorias. Especialmente preparado com cenoura, farinha de arroz, farinha de amêndoas, ovos, óleo de coco, xylitol, fermento, chocolate meio amargo zero açúcar e creme de leite zero lactose.

Brownie. O famoso bolinho de chocolate norte-americano com apenas 122 calorias. Sem glúten, sem açúcar e com todo o sabor possível. Feito com chocolate meio amargo zero açúcar, ovos, castanhas, xylitol e óleo de coco.

Bolo de paçoca zero açúcar. Um doce tradicional brasileiro com 70g e apenas 217 calorias. Preparado com farinha de amendoim, farinha de amêndoas, leite de coco, xylitol e fermento. Recheado com leite condensado zero açúcar, creme de leite, farinha de amendoim e óleo de coco.

Petit Gateau. Uma deliciosa opção de sobremesa, zero açúcar e zero glúten, 60g com 234 calorias. Feito com chocolate meio amargo diet, manteiga clarificada, farinha de arroz, ovos e xylitol. 

Pizza integral Romeu e Julieta. Uma pizza completa com 305 calorias em 250g. Preparada com farinha de trigo integral, óleo de canola, fermento, sal rosa do himalaia e um saboroso recheio de goiabada zero açúcar e mussarela zero lactose.

Confira todas as sobremesas saudáveis da Panelinha Fit

 

 

Comida rápida, prática e saudável é com a Panelinha Fit! Nós temos opções de kits prontos, pratos e porções individuais, além de lanches rápidos e sobremesas fit. Faça agora mesmo o seu pedido através do nosso site.

 

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