Fechar busca

Digite o nome do produto

Digite o nome do produto e toque em Ir ou selecione um produto da lista.
R$ 0,00

Meu Carrinho

Indique amigos e ganhe R$ 30,00

Ter uma alimentação equilibrada é essencial para que haja um balanço nutricional adequado de forma a suprir todas as necessidades do nosso organismo. Mesmo sendo uma prática importante, ainda há muitas dúvidas em relação ao que devemos comer todos os dias e a quantidade indicada.

As práticas de alimentação equilibrada trazem consigo uma série de vantagens que corroboram diretamente para uma vida com mais bem-estar e saudável. Combate a doenças adquiridas, equilíbrio hormonal, retardo do envelhecimento e melhora no humor são alguns de seus benefícios.

Dessa forma, elencamos dicas importantes para manter uma alimentação equilibrada com tudo o que seu corpo precisa para realizar as tarefas do dia com mais energia. Mas, antes, vamos entender como qual a definição correta de alimentação balanceada.

 

O que é uma alimentação equilibrada?

 

Para ser uma alimentação equilibrada, é necessário que as refeições diárias tenham todos os nutrientes importantes e, quando falamos de nutrientes, falamos sobretudo sobre os micro e macronutrientes. Inclusive, fizemos uma publicação com todas as informações necessárias sobre essa categoria de alimentos, confira o post "O que você precisa saber sobre micro e macronutrientes".

Uma alimentação equilibrada é aquela com alimentos dos três grupos nutricionais – energéticos, reguladores e construtores. Diferente das dietas, uma alimentação balanceada não restringe nenhum tipo de refeição, apenas faz compensações entre aqueles alimentos que você deseja comer.

  • alimentos energéticos: trazem fonte de energia ao nosso organismo, já no processo de digestão;
  • alimentos reguladores: ajudam no processo de funcionamento do nosso corpo, prevenindo disfunções e possíveis doenças;
  • alimentos construtores: responsáveis por construir, regenerar e reparar os tecidos corporais.

As alimentações saudáveis, em geral, carregam uma série de vantagens que não se restringem ao âmbito físico, envolvendo também a cognição e o psicológico. Cada um dos alimentos possui uma função específica para nosso organismo, e é dessa forma que uma alimentação equilibrada opera.


Prato com Medalhão de filé mignon, Purê de mandioquinha e legumes

 

Como ter uma alimentação equilibrada?

 

A alimentação balanceada deve seguir um padrão entre todos os grupos nutricionais – cereais, hortaliças, leites/derivados, carnes, gorduras, leguminosas, doces e açúcares, gorduras e frutas. Mais do que isso, devemos nos atentar à quantidade ideal de consumo para todos eles. Confira!

  • cereais: de 5 a 9 porções por dia;
  • hortaliças: 400 g diárias – 4 a 5 porções;
  • leites e derivados: 200 ml por dia – 3 porções;
  • carnes: 1 a 2 porções por dia;
  • gorduras: 22 g por dia;
  • leguminosas: 1 a 2 porções diárias;
  • doces e açúcares: 1 a 2 porções por dia, equivalente a uma colher de açúcar;
  • frutas: 3 a 5 poções diárias.

Além disso, para manter uma alimentação equilibrada, é necessário consumir sal em até 5 gramas por dia, e é importante que esse número não seja ultrapassado. Em grandes quantidades, o sal pode ser um inimigo da nossa saúde, colaborando para o aumento da pressão arterial e ainda para os riscos de acidentes vasculares cerebrais.

Vantagens da alimentação balanceada

Sobre os benefícios de uma alimentação equilibrada, podemos listar dessa forma:

  • melhora na saúde mental e física;
  • aumento de disposição e produtividade;
  • melhora no bom humor;
  • prevenção de doenças adquiridas;
  • ajuda no equilíbrio hormonal.

 

Alimentação saudável e intuitiva

 

Prato com arroz, moqueca de tilapia e farofa de banana

A alimentação saudável está diretamente relacionada com a alimentação equilibrada, partindo da ideia de que, com refeições balanceadas, é possível manter a saúde em dia. A alimentação intuitiva, por outro lado, trabalha em função ao que seu corpo sente, ao que ele está "pedindo".

Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, a alimentação intuitiva não é sobre o que você está com vontade de comer, mas sobre a capacidade de entender o que seu organismo está precisando, com base no que entendemos que é certo ou errado ao nosso corpo.

Quer saber mais sobre alimentação saudável? Confira nossa publicação com dicas para manter a saúde em dia!

 

Tenha uma alimentação sem culpa

Alimentação sem culpa é essencial para manter-se saudável. Nada de condenar a si por uma refeição fora do que é esperado. É normal comer aquela pizza deliciosa sábado à noite e aquele chocolate depois do almoço. O importante é tentar manter o equilíbrio e entregar tudo o que seu corpo precisa de forma compensatória.

A principal dica para quem busca manter uma alimentação equilibrada em dia é incluir todos os grupos de alimentos e não deixar nenhum de fora, o que incluímos nas nossas refeições são mais importantes do que a quantidade que comemos. Lembre-se de ser realista com você e com seu corpo, faça um cardápio de acordo com o que você gosta e não somente com o que você precisa.

Gostou das nossas dicas? Tem mais algum assunto que você queira ver por aqui? Conta pra gente! Se você gostou desse post, provavelmente também vai gostar da nossa publicação sobre como ter bons hábitos alimentares.

Ah! Não se esqueça de conferir nossas outras publicações sobre tudo o que envolve saúde e gastronomia. Até a próxima!